Volta às aulas: dicas de como organizar e limpar o material escolar

Foto: Freepik

As férias escolares chegaram ao fim e, com ela, vem a preocupação dos pais para colocar os materiais escolares dos filhos em dia e seguir a lista que a escola sugere. Além da compra de novos materiais, os responsáveis também precisam limpar os acessórios que foram deixados de lado no recesso, como as bolsas e lancheiras, por exemplo, reaproveitar os materiais do último semestre e organizar esses itens para a volta às aulas.

Veja abaixo as dicas de como começar a organização do material escolar:

  • Em casa: organize os materiais que são mais usados pelos pequenos e separe-os em prateleiras ou gavetas. Para organizar cadernos e livros em prateleiras, você pode separá-los por temas ou matérias. Assim, o material fica mais visível e acessível na hora de arrumar a bolsa do seu filho (a). Caneta, cola, lápis e corretivo, por exemplo, podem ser armazenados em cestinhos de plástico padronizados que fazem o papel de organizadores.
  • Na escola: verifique o tamanho do material que foi solicitado pela escola e com isso avalie o tamanho da mochila, tudo tem que caber dentro dela. No entanto, o modelo deve levar em consideração a idade da criança, para que ela não fique sobrecarregada. Os materiais como lápis de cor e canetinhas, por exemplo, devem ser colocados dentro de um estojo de plástico para que não estraguem facilmente.

Limpeza dos acessórios escolares

  • Mochila e estojo
  1. Esvazie completamente o acessório e deixe todos os zíperes abertos;
  2. Sacuda de ponta cabeça até saírem os vestígios de sujeira;
  3. Remova o excesso de sujeira também da parte externa do objeto com uma escova macia;
  4. Depois passe um pano úmido com detergente neutro pela superfície;
  5. Confira a etiqueta do objeto. Se a lavagem na máquina for permitida, coloque-o de molho com água e sabão por alguns minutos;
  6. Em seguida, enxágue, usando uma escova macia para retirar as manchas que restaram;
  7. Coloque o objeto para secar à sombra, evitando desbotamento. Para prevenir o mau cheiro e mofo, espere para utilizar quando completamente seco.
  • Lápis, lapiseiras, canetas, borrachas, apontadores, tesouras, réguas, cadernos e outros
  1. Separe o álcool ou multiuso e um pano;
  2. Umedeça o pano no produto de sua preferência e limpe os objetos individualmente;
  3. Cuidado ao limpar o caderno. O pano não pode estar encharcado de produto e deve ser passado somente na capa do objeto para não molhar as folhas;
  4. Nos itens em que a sujeira estiver muito difícil de sair, esfregue o local com uma esponja de cozinha umedecida em água e detergente neutro e seque em seguida;
  5. A borracha e o tubo de corretivo escolar podem ser lavados em água com detergente neutro, mas somente se o material for resistente. Utilize uma esponja de cozinha para remover a sujeira. Finalize secando os objetos.

Fonte utilizada: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *