Você sabe como limpar as peças de couro?

Foto: Senivpetro/Freepik

Artigos em couro podem durar a vida toda, se você cuidar bem deles

Pensando na limpeza correta e manutenção daquela peça de couro que você gosta tanto, o Dicas de Faxina traz algumas indicações de como mantê-la sempre em ordem, sem manchas e prontas para usar.

A primeira instrução é: leia a etiqueta antes de começar. Essa atenção é importante, porque provavelmente você estará fazendo a higienização de um item de preço elevado.  Na etiqueta encontramos quais os produtos podem danificar a peça. Além disso, cada uma possui o seu método ideal de secagem, que deverá estar indicado na etiqueta. Siga essas instruções e evite problemas.

De qualquer forma, se a sujeira for mínima, basta limpá-la com um pano umedecido, mas cuidado, porque o excesso de água também pode danificar a sua peça. Na maioria das vezes, esse processo é mais do que o suficiente para manter a limpeza em dia.

Caso a sujeira ou a mancha insista, use um spray indicado para remover as manchas no couro. Borrife-o na área suja e passe levemente um pano macio. Mas fique sempre atento às instruções na etiqueta, pois algum dos componentes presentes nesses sprays podem ser prejudicial à sua peça.

Se isso não funcionar, tente umedecer um pano limpo e macio com azeite de oliva e retire o excesso. Este produto é ideal para ser usado em couro de animal, pois ele tem agentes extremamentes hidratantes, conservando a peça por mais tempo.

Se a peça for de couro sintético ou couro ecológico, a limpeza ocorrerá de forma muito mais rápida e fácil, já que eles são polímeros, ou seja, eles são mais resistentes às manchas do que as fibras naturais encontrados em couros legítimos.

Nesse caso, para realizar a limpeza, você só precisa de uma esponja ou pano limpo e macio e um detergente/sabão suave. Aplique o produto sobre a esponja ou pano e esfregue no local da mancha suavemente, em movimento circulares. Esse método é ideal para a limpeza de manchas gordurosas. Depois só retire o excesso com um pano úmido e deixe secar.

Para evitar que suas peças de roupas sujem com frequência, é importante tomar certos cuidados e ficar longe de gordura. Também mantenha os ambientes livres de gordura, especialmente a cozinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *