DestaqueDicas de Faxina

Sal de cozinha: um coringa na hora da faxina

Pouca gente deve saber, mas o sal tem muita utilidade na faxina diária. Na cozinha, o cloreto de sódio  (NaCl) não serve apenas dar sabor aos alimentos.

O Dicas de Faxina traz alguns dos usos dessa substância tão utilizada na culinária. Sim, porque na hora da limpeza doméstica, o sal de cozinha pode ser um coringa se usado de maneira adequada. Além disso, não agride o meio ambiente, como acontece com alguns produtos de limpeza industrializados, é eficaz e barato.

Facilmente dissolvido na água e em uma série de outros elementos naturais de limpeza, como limão e vinagre, ele pode substituir o detergente. Nesse caso, basta ferver um pouco de água e adicionar uma colher de chá de sal: a água quente retira a gordura e o sal entra como agente esfoliante e bactericida.

E vale lembrar que o ambiente salgado é menos propício para a proliferação de bactérias. O sal também com vinagre para formar um produto de limpeza geral. É muito recomendado na extração de manchas de café e chá de canecas e xícaras. Uma boa mistura para limpar a geladeira e armários da cozinha. Porém, não é recomendado em superfícies com cera e mármore, pois o vinagre pode causar danos a esses materiais.

Mais utilidades do sal

Retira manchas de vinho

Uma pitada de sal na região manchada junto com uma colher de sopa de vinagre branco.

Ajuda na limpeza do fogão

Uma pitada de sal em cima da sujeira para descolar. E depois de limpar, atenção: chama amarelada é sinal de resíduo de NaCl na boca do fogão

Alivia coceira e inflamações de picada de mosquito e abelha

O sal na região atingida melhora a coceira, alivia a dor, diminui o inchaço e evita inflamações.

Evita mofo

Envolva o queijo em um pano umedecido em água salgada antes de colocar na geladeira para evitar mofo.

Evita ervas daninhas no jardim

Uma pitaca de sal nos cantos onde elas nascem evita a proliferação nos jardins

Aumenta a vida útil de escovas e esponjas

Depois de usá-las, coloque de molho numa solução de água e sal.

Comentários

Leave a Response