DiaristasDicas de FaxinaOrganização da casaQualificação profissional

Quintal: a área mais divertida da casa, mas que também precisa de arrumação

Depositphotos_11740424_s

É lá que a turma toda se reúne para o churrascão do fim de semana. É lá que, muitas vezes, você comemorou o aniversário do filhão. É lá que você passa horas se dedicando à jardinagem. É lá que as crianças brincam com o balanço de pneu. É lá que você já subiu na árvore, quando ainda estava em forma. É lá também que muita gente deu o primeiro beijo na brincadeira de salada mista. Ah, quintal, se você falasse…

O quintal é, sem dúvida nenhuma, um dos espaços mais divertidos da casa, não é mesmo? E é por isso que, se falasse, teria tanta história para contar. O problema é que, na mesma medida em que traz diversão para a família toda, ele representa um risco para os moradores da residência quando não é bem cuidado. Um quintal que não recebe a devida arrumação, além de feio, pode virar um verdadeiro potencializador de bagunça, sujeira e, pasme, doenças!

Quer então saber como evitar esse desastre que pode arruinar seu quintalzinho do coração? Então confira agora mesmo as nossas dicas:

No outono é sempre igual, as folhas caem no quintal

No outono, no inverno, na primavera e no verão: as folhas caem é o ano inteiro! E se você não catá-las, seu amado quintal vai ficar uma bagunça só. Pois então mãos à obra! Pegue o rastelo e não deixe as folhas se acumularem chão afora, afinal, o efeito real das folhas caídas não é, nem de longe, tão lindo como nos filmes de romance americano. Por isso, é melhor tirar o cavalinho da chuva se essa for a ideia inicial.

Ô joga fora no li-i-i-i-xo

Depois de qualquer churrasco, qualquer festinha ou reunião, por menor que seja, dê uma geral no quintal. Jogue fora os copos descartáveis, os vestígios de comida, as latinhas de cerveja, as bitucas de cigarro… Se der para jogar a sogra no mesmo saco, aproveite a deixa para colocar o entulho no pacote também!

Como se eu fosse flor, você me rega

Para manter seu quintal sempre bonito e agradável, preste atenção à frequência de rega das plantas. Cada tipo de planta tem especificidades de cultivo que precisam ser respeitadas no cuidado diário. De modo geral, o excesso de água não é indicado, pois pode fazer as raízes apodrecerem, mas regar as plantinhas só em época de festa também não é suficiente para mantê-las vivas e saudáveis, ok? Então nada de embebedar as plantinhas com cerveja!

Quintalzim, vamos fazer assim, eu cuido de você, você cuida de mim

Favor perdoar a licença poética para alterar a letra desse já clássico da música popular brasileira, mas puxe pela memória e você vai se lembrar que seu quintal já o deu, sim, muitas alegrias. Pois chegou a hora de você retribuir, cuidando dele e enchendo-o de mimos. Dê um trato no seu velho e bom amigo: chame o jardineiro para aparar a grama, compre uma mobília bacana para áreas externas, invista em novas plantas e se dedique a esse lugar tão especial. Quem não curte um carinho, certo?

Se der mole, te limpo todinho

E mais uma vez a grande pensadora contemporânea Walesca Popozuda tem razão. Quando o quintal tem algum piso ou revestimento específico, nada melhor do que passar o rodo, esfregar, escovar e limpá-lo todinho. Só assim para esse espaço ter o brilho e o perfume que merece. Será que você leva jeito?

Prefiro estar aqui, te perturbando, domingo de manhã

É isso que o Aedes Aegypti — é assim mesmo que escreve? — vai cantar para você de domingo a domingo se o seu quintal continuar sujo assim. Tome cuidado para as vasilhas de planta, as garrafas, latinhas e os pneus não se transformarem em criadouros desse mosquito chato, inconveniente e, o pior de tudo, perigoso! Mande o mosquito da dengue para uma estadia sem volta em um hotel de mil estrelas em Dubai!

Agora é só seguir nossas dicas direitinho que vai até poder receber o Fundo de Quintal na sua casa para fazer um show particular. Gosta de samba e pagode não? Então chama a galera para estrear o quintal novo com o som que você quiser! E não deixe de voltar aqui para nos contar o sucesso que foi a reinauguração!

 

Comentários