Problemas com o esfregão giratório? A gente explica

Foto: Rawpixel/Freepik

Para muitos, sinônimo de praticidade. Para outros, uma dor de cabeça sem manual. Por outro lado, não se pode negar que o esfregão giratório pode substituir desde panos de chão, vassoura até os tradicionais rodos. Pensando em ajudar, preparamos esse manual para o uso desse acessório:

  • Após adicionar a água e o produto, você colocará o esfregão na primeira repartição do balde (a parte mais funda), que irá molhar o pano juntamente com o produto;
  • Com o pano todo encharcado, transfira para a segunda repartição (a menor), que irá centrifugar o esfregão para que você possa passá-lo no piso;
  • Com essa opção de centrifugar, o esfregão giratório evita que a pessoa fique naquele looping eterno de “abaixa e levanta” para torcer o pano;
  • Após a limpeza, a parte de baixo do esfregão, que possui cerdas finas e macias, pode ser facilmente removida para a higienização com um pouco de sabão ou na máquina de lavar, por exemplo.

No vídeo da Flávia Ferrari, você vai aprender que existem vários tipos desse esfregão e cada um é para uma finalidade diferente.

Veja como limpar diferentes tipos de piso usando o seu esfregão

Piso de cerâmica ou porcelanato: Encha o balde até a metade com água morna, adicione um pouco de detergente líquido incolor e um pouco de álcool 90%. Não jogue o detergente direto no piso, dilua-o sempre em água. Aplique a mistura com o esfregão em movimentos circulares e deixe secar naturalmente.

Piso de mármore e granito: Pisos de mármore merecem atenção especial porque mancham com facilidade. Encha o balde até a metade com água e adicione um pouco de detergente líquido incolor. Aplique a mistura com o esfregão em movimentos circulares e deixe secar naturalmente.

Piso de madeira de lei e laminado de madeira: Coloque água morna até a metade do balde e adicione um pouco de detergente líquido incolor. Se preferir, substitua o detergente por vinagre branco. Aplique a mistura em movimentos circulares e não se esqueça de torcer muito bem o Mop antes de cada passada. Para manter o brilho do piso, depois de limpo, aplique um pouquinho de lustra móveis misturado em água. Faça isso a cada 15 dias.

Piso vinílico: Encha o balde com água quente e coloque uma xícara de vinagre branco. Aplique a mistura em movimentos circulares, deixando secar naturalmente. Evite detergentes e outros produtos de limpeza neste tipo de piso, pois a maioria deixa resíduos engordurados que atraem a sujeira.

Carpetes e tapetes: Aspire carpetes e tapetes uma vez por semana ou mais, no caso de problemas alérgicos ou bichos de estimação. Outra dica é passar um pano úmido com vinagre branco, uma vez por mês.

Rejuntes: Para limpar os rejuntes de pisos como cerâmica e porcelanato, faça uma mistura com água e bicarbonato de sódio e, depois, borrife a solução nos rejuntes. Deixe a mistura agir por 30 minutos e esfregue com uma escova ou vassoura macia. Feito isso, limpe o piso normalmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *