Dicas de FaxinaLimpeza de escritórios

Não deixe seu local de trabalho uma zona! 6 dicas para que a organização fique em dia

monitor on a desk

No trabalho precisamos de tranquilidade e organização para elevar a produtividade ao máximo, certo? Mas por que que boa parte dos escritórios vive bagunçada? Por que é mais fácil achar uma agulha no palheiro do que uma caneta no seu home office? Por que o local onde passamos um terço dos nossos dias — às vezes até mais! — fica tão empoeirado e desorganizado? Eis as perguntas que não querem calar!

Na verdade, não falta apenas organização, falta estratégia para arrumar o local de trabalho e disciplina para mantê-lo em ordem. Para ajudá-lo a deixar esses problemas no passado, resolvemos listar aqui algumas boas dicas para que seu escritório na empresa ou sua área de trabalho em casa não se transformem em uma verdadeira zona. Ficou curioso? Então confira:

Colocando a funcionalidade em ordem

Quando se fala em organização no ambiente de trabalho, a funcionalidade é um requisito mais que básico. Não adianta deixar tudo arrumadinho e perfumado, se a arrumação não é prática, desfavorecendo o uso dos objetos no dia a dia. O ideal é que a disposição dos itens seja feita de maneira funcional, de modo que o que você mais usa seja mantido sempre ao alcance das mãos.

Dando tchau para os excessos

Descarte tudo o que estiver sobrando no ambiente, eliminando o excesso de objetos, abrindo mão dos itens supérfluos e deixando em seu local de trabalho apenas o que for estritamente essencial. Essa faxina geral deixará o ambiente mais leve e inspirador, já que a poluição visual será mandada para bem longe, sem contar que essa estratégia garante um maior espaço para a adequada circulação.

Usando e abusando das gavetas

Outra dica bacana para organizar a área de trabalho é usar e abusar das gavetas. Você só não pode transformá-las no cantinho das tranqueiras, escondendo nas gavetas tudo o que não usa mais. Tem gente que guarda até papel de bala nas gavetas, onde já se viu?

Arquivando a papelada like a boss

É fato que os papéis inúteis precisam ser jogados fora. Mas também existem documentos dos quais não podemos nos desfazer. Nesse caso, o ideal é arquivá-los em pastas separadas e devidamente etiquetadas. Pode-se categorizá-los por tipo, por data, ordem alfabética ou como achar mais conveniente para você. Se você se esforçar um pouco vai fazer melhor que sua secretária, vai ver só!

Impedindo o reinado da bagunça

Nada de transformar seu escritório em um lixão! O mais indicado é que você não deixe a bagunça acumular, pois assim vai ficar muito mais difícil e desanimador arrumá-lo. Limpe a poeira dos móveis a cada dois ou três dias, organize sua mesa diariamente e, se tirar algo do lugar, devolva assim que terminar de usar. Não se esqueça de fazer um checkup nas gavetas pelo menos uma vez por semana!

Pedindo penico

Se a rotina de trabalho está muito intensa e 24 horas parecem pouco para dar conta de tudo, chame profissionais especializados na limpeza e na organização de ambientes para darem um jeito no cômodo. Você vai ver como, em dois tempos, tudo estará limpinho e em ordem de novo! Aí é só dar conta de manter. Mais fácil, não é mesmo?

E então, vai usar nossas dicas para manter sua área de trabalho nos trinques? Tem alguma dica própria para dar de sugestão? Comente aqui e compartilhe suas opiniões e experiências conosco!

 

Comentários