DestaqueDicas de Faxina

Limpeza x Faxina: Entenda a diferença

A limpeza diária e a faxina apresentam características distintas, confira

Em todas as profissões há diversas áreas com profissionais diferentes. Um bom exemplo é encontrado na medicina, onde há clínicos gerais, cardiologistas, pediatras etc. E na área da limpeza não podia ser diferente, existem as faxineiras e as empregadas domésticas.

A diferença é enorme, apesar de quase ninguém ter o conhecimento disso. A primeira diferença é que a faxineira realiza um trabalho pontual e mais pesado de limpeza, como por exemplo a limpeza dos fogões, vidros etc. Já as empregadas domésticas são profissionais contratadas para realizar a limpeza do dia a dia de uma forma contínua.

Além disso, geralmente a empregada doméstica é contratada para trabalhar semanalmente cerca de 44 horas, o que totaliza 8 horas diárias e necessita de vínculo empregatício, ou seja, a carteira de trabalho é assinada, existe um salário fixo, benefícios assegurados pelo governo, férias etc.

Já a faxineira não cria um vínculo empregatício com o empregador, podendo montar sua agenda com a quantidade de horas que deseja trabalhar, com a observação de não poder exceder 8 horas diárias em uma mesma residência. É uma profissional autônoma e geralmente possui o MEI, que garante benefícios governamentais.
Leia mais sobre no site do SEBRAE.

Agora você sabe a diferença entre a limpeza diária e a faxina?

A diferença é a mesma da faxineira e a empregada doméstica. A faxina remete à uma limpeza mais pesada e a limpeza diária é a mais leve.

É muito importante realizar a faxina ao menos uma vez por semana nos cômodos, pois o acúmulo de sujeira pode desencadear a proliferação de microorganismos, acúmulo de ácaros em sua cama, entre muito outros problemas.

Pensando na organização e divisão da faxina pesada e limpeza diária, o Dicas de Faxina fez um calendário para você se organizar melhor de acordo com a necessidade de limpeza da sua casa:

 

 

Comentários

Leave a Response