DestaqueDicas de FaxinaLimpeza doméstica

Limpeza de sofá – dicas de como remover manchas

O Dicas de Limpeza te mostra como manter limpo e remover as manchas mais comuns

É possível manter seu sofá limpo e conservado com alguns cuidados no dia a dia, a limpeza básica deve ser feita semanalmente para que a poeira, pelos e umidade não se acumulem no sofá.

Antes de qualquer coisa, é preciso sempre saber de que tipo de material ele é feito, já que a diversidade hoje no mercado é enorme: algodão, couro, linho, camurça, veludo, napa, courino, entre outros. A partir daí é possível saber se o ideal é limpeza a seco, pano úmido ou aspirador.

No dia a dia, a limpeza é simples, desde que não ocorra acidentes que possam causar manchas.
Nesses casos, a primeira coisa a se fazer é limpá-la imediatamente com pano seco ou mesmo com um lenço umedecido. Além dos produtos caseiros, é possível também usar produtos próprios para sofás, sempre levando em conta o material que reveste o móvel.

Higienizadores a vapor também são ótimas opções para a limpeza dos estofados. E, se preferir, principalmente se tem crianças em casa, a impermeabilização dos estofados é um método muito útil para sua conservação.

Como remover as manchas mais comuns:

  • Refrigerante: Aplicação de detergente líquido incolor e água. Basta
    secar com um pano limpo ou papel toalha no final do processo.
  • Café ou vinho: Para evitar que o líquido derramado se espalhe, passe imediatamente um papel toalha. Em seguida, você pode passar gelo sobre a mancha e ir enxugando com papel toalha limpo.
  • Caneta: Umedeça uma esponja no vinagre de álcool branco e aplique sobre o risco de caneta esfregando com a parte macia da esponja até que a mancha saia. Outra opção é passar um pano molhado com demaquilante (removedor de maquiagem) sobre a mancha.
  • Gordura: Água e sabão neutro (1 copo de água morna por 1/4 de sabão de louça neutro) resolvem. Basta fazer uma espuma desta mistura e passe com uma esponja na mancha, deixe agir por 15 minutos, retire com um pano ou papel toalha, sempre de fora para dentro. Por último, seque com um pano.
  • Batom: Passe álcool no local e tire o excesso com papel toalha.
Comentários

Leave a Response