DestaqueLimpeza doméstica

Como lavar as frutas e vegetais corretamente

A correta limpeza dos alimentos expostos ao meio ambiente é indispensável, porque além da aplicação do veneno, eles estão expostos às bactérias e micro organismos que podem prejudicar a saúde do consumidor e causar diarreia ou até intoxicação alimentar.

Um estudo feito pela Food Science & Nutrition comprovou que apenas mergulhando as verduras na água, não é o suficiente para matar bactérias.

Mas como limpar as frutas e hortaliças? O vinagre é o recurso mais utilizado pelos consumidores, mas esse método não é o mais eficaz, pois o que ele faz é apenas soltar a terra e os insetos presos nos alimentos. Há também uma boa parte dos consumidores que defendem a ideia de higienizar os alimentos com água sanitária, mas isso pode ser prejudicial à saúde, pois uma pequena parte da solução pode ser absorvida pelos alimentos.

Mas há algumas formas naturais das frutas e vegetais serem limpos. Confira:

Use o limão

O limão é uma ótima forma natural e eficaz de realizar a limpeza das hortaliças, ele funciona como uma fórmula anti-bactericida.

Misture 1 limão em 1 litro de água para criar uma solução para higienização e borrife-a nos alimentos. Deixe agir nos alimentos entre 5 a 10 minutos, dependendo do grau de delicadeza de cada alimento. Após esse tempo, lave-os com água corrente.

Detergente

O sabão para lavar as louças também pode ser um excelente ajudante na hora de realizar a boa limpeza nas frutas. O detergente tem a capacidade de remover cerca de 70% dos agrotóxicos e não adianta usar apenas a água para higienizar, pois a maior parte dos compostos dos agrotóxicos não são hidrossolúveis.

Mas não exagere, apenas algumas gotas de detergente é capaz de realizar a limpeza de qualidade do alimento e não esqueça de enxaguá-los bem, afinal, você não quer alterar o gosto da fruta.

Use o sal

O sal também pode ajudar você na hora de limpar os produtos. Deixe as verduras mergulhadas em uma solução de 1 litro de água e cerca de 2 colheres de sal. O único problema dessa solução é que os alimentos podem ficar um pouco salgadas, mesmo após a lavagem.

Além de todos esses métodos, é necessário que você preste atenção nos itens que vão tocar os alimentos, como escorredores de salada, tupperwares e especialmente sua mão, pois nela podemos encontrar micróbios, parasitas e micro-organismos que podem ser prejudiciais à sua saúde.

De acordo com o infectologista Luís Fernando Waib, a higienização das mãos é tão indispensável e importante que pode ser um fator decisivo para a não proliferação de doenças contagiosas. Mas não se preocupe, a higienização eficaz pode ser feita com água e sabonete ou álcool gel 70%, de acordo com Luíz.

Veja também: Dicas de como manter o armário da cozinha organizado

Comentários

Leave a Response