DiaristasDicas de FaxinaLimpeza domésticaOrganização da casaQualificação profissional

Qual a frequência ideal para limpar sua casa?

Sabia que existe uma frequência ideal para limpar sua casa e escritório?

A frequência de limpeza deve sempre ter como indicador o bom senso, porém existe uma média aconselhável para que certos serviços sejam feitos.

Cronograma de Limpeza

Para otimizar a higiene dos ambientes de sua propriedade, é aconselhável utilizar um cronograma de limpeza. O cronograma de limpeza é uma ferramenta que ajuda a organizar as frequências com que os serviços de limpeza serão feitos item-a-item. O Blumpa traz abaixo alguns conselhos para a criação de um cronograma de limpeza para os objetos mais comuns de casas e escritórios:

Resultado de imagem para limpeza de tapete e carpetes

– Tapetes e carpetes: para uma limpeza pesada, o ideal é lavar a seco a cada seis meses. Limpezas frequentes devem ser feitas com aspirador ao menos a cada 15 dias. Se o morador tiver um animal de estimação, o ideal é que se passe o aspirador de pó duas vezes por semana.

– Capas de travesseiros e roupas de cama: Devem ser trocadas a cada três dia. Os ácaros domésticos são os responsáveis por causar diversas doenças alérgicas nos seres humanos (rinite, asma alérgica e dermatite atópica). Eles sobrevivem bem em colchões, tapetes e almofadas. Por esse motivo, é necessário fazer uma troca frequente de roupas de cama e uma lavagem profunda dos travesseiros a cada 2 meses.

– Geladeira: Precisa ser limpa uma vez por mês. As gavetas de saladas devem ser limpas com maior frequência, pois na maioria dos modelos de geladeira convencionais elas se localizam na parte inferior. A parte inferior é menos refrigerada, o que ocasiona maior acumulo de bactérias.

Resultado de imagem para Imagens limpeza

– Microondas: Ideal que seja limpo toda a semana. Existe um método de limpá-lo. Coloque meia xícara de água com meia xícara de vinagre branco em um recipiente que possa ser levado ao microondas. Deixe esquentar na potência máxima até o vidro da porta ficar embaçado. Depois disso, basta passar uma esponja no interior e finalizar a higienização.

– Banheiro: Deve ser limpo toda semana. O banheiro é um dos cômodos que requer maiores cuidados. Isso vale para todos os objetos que ali se situam.

– Toalhas de rosto e banho: Costuma usar a toalha de banho até não poder mais?Só troca quando ela já não tem um aspecto agradável? Está na hora de mudar os hábitos. As toalhas  devem ser trocadas uma vez por semana, pois normalmente elas estão em ambientes quentes e úmidos. Esses ambientes são ideia para o desenvolvimento e ploriferação de bactérias.

Resultado de imagem para Toalhas

Comentários