Especial – Dicas para higiene, segurança e proteção durante a faxina

Para uma faxina de resultados, é muito importante aliar as boas técnicas de limpeza, com utensilios corretos e que a profissional esteja tomando os cuidados necessários de higiene, segurança e proteção. Em tempos de quarentena, com o novo coronavírus preocupando a população, é muito importante ficar atento às orientações de prevenção, inclusive durante a faxina.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas nesse vídeo especial do Dicas de Faxina. A profissional Junia Pereira de Jesus, compartilha com a gente a sua experiência. Confira!

Além dessa dicas interessantes da profissional Junia, fique atento a essas outras sobre o uso e manuseio correto de máscaras que vão lhe ajudar a se prevenir ainda mais contra o coronavírus:

Quanto mais você falar usando a máscara, mais rápido ela ficará úmida, e será necessário trocá-la. No tecido a gente não sabe exatamente quanto tempo o vírus sobrevive. Por ser um material mais poroso, alguns especialistas indicam que ele permanece por umas quatro horas, no mínimo. 

É muito importante usar a máscara quando está falando com alguém. Neste momento, não deve-se abaixar o elástico, justamente porque estando mais próximo, a transmissão é facilitada.

Já a máscara N95, que tem a parte metálica para se ajustar ao nariz pode ser reutilizada, mas é de uso exclusivo dos profissionais de saúde quando estão nos hospitais. 

Caso tenha cabelos longos, é importante prendê-los antes mesmo de colocar a máscara, para não contaminá-la com os fios. No momento de vestir o equipamento, é importante ajustá-lo bem ao rosto, cobrindo toda a região da boca e nariz, depois disso, não pode-se mais colocar as mãos na superfície. 

No momento de troca da máscara, é importante não colocar as mãos no meio delas, já que o tecido pode estar contaminado. É preciso puxar pelos elásticos que envolvem as orelhas. 

A sugestão para o descarte, especialmente nos momentos em que não se está em casa e não poderá lavá-la imediatamente, é usar um envelope de papel para armazenar na bolsa. Sendo assim, na hora de lavar, é só abrir o envelope, puxar a máscara pela alça e jogar o papel no lixo.

A lavagem pode ser feita com água e sabão ou detergente, depois é só esperar ela secar. Recomenda-se, ainda, o uso de ferro de passar, já que a alta temperatura também inativa o vírus. Sobre a recomendação do Ministério da Saúde de deixar a máscara por dez minutos em uma solução de água sanitária, é preciso ainda esfregar o tecido, lavando mecanicamente. 

As máscaras mais comuns, confeccionadas com TNT não podem ser reutilizadas, nem lavadas. Depois do tempo de uso, você deve descartá-la. Caso espirre, é importante que, em seguida, trocar por uma extra que tenha na bolsa.

E para finalizar: com toda essa crise causada pelo coronavírus, é muito importante se manter sempre bem informado e longe das fake news. Por isso, fique sempre ligado nas informações das OMS (Organização Mundial de Saúde) e nos procedimentos que são recomendados pela Secretária de Saúde. Lembre-se sempre de lavar as mãos várias vezes ao do dia com água e sabão e evite lugares muito cheios!

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *