Especial – Dicas de como manter o banheiro limpo no dia a dia

Foto: Mrsiraphol/Freepik

Não há nada mais agradável do que uma casa limpinha e cheirosa. Ter um banheiro 24 horas perfumado faz toda a diferença. Além do aspecto de limpeza, com o jeito certo de fazer você garante a higiene e prevenção de todos da casa..

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para facilitar o seu dia-dia nesse vídeo especial do Dicas de Faxina. A profissional Junia Pereira de Jesus, compartilha com a gente a sua experiência. Confira!

E aí, conseguiu anotar as dicas? Não? Sem problemas, a gente preparou um resuminho de tudo o que ela compartilhou no vídeo:

1. Fique atento às maçanetas, torneiras, e interruptor

A regra básica para a manutenção da limpeza do seu banheiro é sempre deixar limpo aquelas superfícies que são tocadas com mais frequência.

2. Não esqueça de higienizar a pia e assento do vaso sanitário

Além de limpar com todo cuidado a parte interna do vaso, não se esqueça de higienizar a tampa do assento. Dê preferência para soluções com água sanitária ou mesmo álcool.

3. Limpe bem as superfícies de vidro

Com determinada frequência, não se esqueça de limpar as superfícies que são utilizadas para guardar shampoos, escovas, e outros itens.

Além dessa dicas interessantes da profissional Junia, fique atento a essas outras que vão tornar a tarefa de limpar o seu banheiro ainda mais simples:

1. Preparação do ambiente

Inicie a limpeza do banheiro retirando todos os objetos ( sabonetes, shampoo,condicionador,perfumes). As toalhas e os pisos precisam ser retirados para troca.Comece a limpeza  sempre de cima para baixo, ou seja, tirando o pó do chuveiro, logo após os azulejos.

2. Limpeza dos Azulejos:

Ideal que seja sempre feito com detergente e água quente (pode ser do chuveiro). Para remover a gordura e possível mofo nos rejuntes utilize uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre, misture até forma uma pasta.

Esfregue com uma escova de cerdas bem duras, deixe agir por alguns minutos e retire com água bem quente do chuveiro. Nesse caso também pode ser utilizado qualquer produto removedor de manchas e gorduras indicado para banheiro.

Enquanto os azulejos estão de ¨molho¨, dê uma atenção especial para as torneira, com uma mistura de detergente com água lave com o lado macio da esponja, utilize uma escova de dente velha para esfregar as pequenas partes. Retire com água, até remover todo o sabão.

3. Limpeza dos espelhos e vidros:

ATENÇÃO: Não lave com água, esse procedimento estraga as bordas, assim como utilizar escovas ou esponjas de cerdas ásperas

Utilize um pano descartável para retirar sujeiras ou pó.Com a superfície limpa aplique diretamente no pano (que não solte fiapos) limpa vidro ou uma mistura de água e álcool.Sempre limpe em uma direção para que o espelho não fique marcado.

 4. Limpeza na área do box:

Retire os fios de cabelos presos ao ralo caso houver,utilize o mesmo método de limpeza dos azulejos para limpar o chão box.

*Caso o box esteja seco passe uma palha de aço cuidadosamente e retire o excesso de gordura.

Tente remover as manchas com a dobradinha água e sabão, mas caso não seja suficiente, aposte em água quente com vinagre branco. Use uma esponja macia para esfregar a mistura enxágue com a água quente do chuveiro.

5. Limpeza das lixeiras:

Retire os lixos, descarte na lixeira.

Lave as lixeiras com detergente,agua sanitária ou cloro em gel.

Seque e finalize com desinfetante e reponha o saco para lixo.

Dicas

  • Ao finalizar a lavagem seque e passe uma mistura de água e álcool nos azulejos,vaso e pia;
  • Com o box seco após a lavagem passe cera automotiva ( somente em box de vidro) essa técnica evita manchas de água.

Não realize limpeza no banheiro sem:

  • Luvas descartáveis;
  • Panos descartáveis
  • Sapatos adequados
  • Avental
  • Produtos Adequados

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *