Especial: Dicas de como higienizar aparelhos eletrônicos

Foto: DCStudio/Freepik

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, você já parou para saber se está fazendo a correta higienização dos aparelhos eletrônicos da sua casa? Além dos cuidados com a prevenção e higiene, uma limpeza realizada com as técnicas adequadas evita eventuais danos aos aparelhos.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para facilitar o seu dia a dia. Confira!

Celulares e tablets

Para higienizar os aparelhos telefônicos e tablets, água, sabão e álcool comum não são indicados. É preciso fazer a limpeza do celular com álcool isopropílico, encontrado em lojas de aparelhos eletrônicos.

Durante o processo de higiene, devem ser retiradas películas e capinhas que comportam o aparelho, que deve ser desligado. Pode-se usar um pano limpo e umedecido com o produto para limpar o lado de fora do equipamento. Não é necessário abrir.

Teclados

Para limpar e desinfetar um teclado, você vai precisar de um pedaço de papel toalha, pincel ou escova de móveis, hastes flexíveis, álcool isopropílico 70% e, caso necessário, um aspirador de pó e uma lata de ar comprimido.

É importante lembrar que o procedimento deve ser realizado com os periféricos desligados, por isso, desconecte o teclado de seu PC e retire as pilhas, caso necessário. Se você utiliza um notebook, desligue-o completamente e retire a carga da tomada.

Vire o teclado de cabeça para baixo e o sacuda para que os resíduos acumulados entre as teclas e sujeiras caiam por sobre a mesa. Coloque o teclado na posição normal e passe o pincel ou escova de móveis por cima das teclas para retirar todos os resíduos que ainda estão por entre as teclas.

Mouses

Para limpar e desinfetar um mouse, você vai precisar de um palito de dente, um pedaço de papel toalha, álcool isopropílico 70% e hastes flexíveis. É importante lembrar que o procedimento deve ser realizado com os periféricos desligados, por isso, desconecte o mouse de seu PC e retire as pilhas, caso necessário.

Para aqueles que estão limpando o touchpad do notebook, é recomendável que ele esteja desligado e com a carga fora da tomada.

Controles remotos

Em situações normais, um paninho umedecido em água e sabão neutro já é suficiente para deixar o controle remoto limpo. Claro, lembrando que, assim como outros aparelhos eletrônicos, os controles são formados por vários circuitos e peças. Logo, esse pano deve ser apenas levemente umedecido, e não encharcado, já que água em excesso pode “entrar” no controle e causar danos ao seu funcionamento.

Mas como vamos focar na higienização do controle remoto na prevenção contra o coronavírus, vale a indicação de uma limpeza com o famoso álcool com concentração de 70%. Nesse caso, o ideal é usar álcool isopropílico 70%, indicado para limpeza de eletroeletrônicos variados. Mas, caso você não tenha esse produto, pode ser álcool comum 70 ou álcool em gel 70.

Controle do ar condicionado

Nada como poder ajustar a temperatura do ar condicionado sem precisar sair do aconchego da sua cama ou sofá. Mas, lembre-se: o controle remoto do ar também precisa ser higienizado.

Dessa vez, é preciso tomar mais cuidado com a limpeza, pois o controle remoto do ar condicionado costuma apresentar um display e outros elementos. Por isso, dessa vez o uso do álcool isopropílico 70% é a opção mais segura. Caso faça uso do álcool gel ou do álcool etílico, tome cuidado para não passar o produto diretamente no display ou em sensores.

O passo a passo para a limpeza do controle remoto de ar condicionado é o mesmo do falado anteriormente, só é importante ficar atento à suas particularidades.

E para finalizar: com toda essa crise causada pelo coronavírus, é muito importante se manter sempre bem informado e longe das fake news. Por isso, fique sempre ligado nas informações das OMS (Organização Mundial de Saúde) e nos procedimentos que são recomendados pela Secretária de Saúde. Lembre-se sempre de lavar as mãos várias vezes ao do dia com água e sabão e evite lugares muito cheios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *