Escritório limpo; produtividade alta

Foto: Peoplecreations/Freepik

Ignorar a organização e limpeza do seu ambiente de trabalho pode ser um dos motivos da falta de crescimento de sua empresa.

Você já reparou que a sua produtividade no trabalho tem piorado nos últimos tempos, mas não sabe o motivo disso? Não se preocupe, você não está sozinho.

Uma boa notícia é que a produtividade não está necessariamente relacionada à quantidade de horas trabalhadas. Em 1970, por exemplo, os brasileiros trabalhavam cerca de 2145 horas por ano e em 2014 esse número foi reduzido para 1711 horas. Entretanto, o Brasil apresentou crescimento econômico, de acordo com Peter Poschen, diretor da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Se as horas trabalhados não influenciam 100% na produtividade, quais outros fatores alteram esse processo? A resposta é simples, mas muitas vezes desconsiderada por muitas pessoas: o ambiente.

Primeiramente é necessário dar atenção à mobília do local de trabalho. Como muito de nós trabalhamos sentados em frente a um computador por horas e horas, é necessário que você esteja acomodado em uma cadeira com uma boa ergonomia. Isso evita que seu corpo seja lesionado de alguma forma.

Outro fator importante é a correta iluminação. Imagine-se na seguinte situação: você está prestes a passar 8 horas do dia em frente ao computador, onde a luz do Sol bate diretamente e os raios solares refletem em seus olhos. Se multiplicarmos essas oito horas por 5 dias da semana, no final do mês você terá a visão danificada e a sua produtividade poderá ser comprometida. Então fique sempre atento à iluminação.

E por último, mas não menos importante, a limpeza e organização do ambiente de trabalho. Se esses dois fatores não estiverem em ordem, a produtividade da equipe inteira pode ser prejudicada. A escassez da limpeza pode trazer os seguintes problemas:

  • Proliferação de doenças infecciosas
  • Queda na qualidade de vida dos profissionais
  • Comprometimento da produtividade e motivação
  • Sensação de cansaço e desânimo

Esses são alguns dos problemas que a falta de higiene pode trazer aos trabalhadores, então é necessários que sempre haja a correta limpeza do local. Além de resolver os problemas descritos acima, ela também facilita o relacionamento interpessoal entre os colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *