Dicas para higienizar o notebook para se proteger do coronavírus

Foto: Jcomp/Freepik

A pandemia de coronavírus em todo o mundo está fazendo com que nós tenhamos que repensar os nossos hábitos de higiene. Lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia é uma das maneiras de minimizar a propagação do vírus e reduzir as chances de contaminação.

Água e sabão e álcool gel são indicados para a limpeza das mãos, mas você não deve aplicar esses produtos nos seus eletrônicos. Por essa razão, muitas pessoas têm dúvidas sobre quais são os materiais mais adequados e os procedimentos corretos para limpar os eletrônicos. Aqui vão algumas dicas para você reforçar os cuidados com a higiene dos seus produtos.

1. Desligue o eletrônico antes da limpeza

Antes de qualquer coisa, é preciso lembrar que é fundamental desligar os eletrônicos antes de fazer qualquer tipo de limpeza neles. No caso dos smartphones, a recomendação é que você tire também a capinha para que possa fazer uma limpeza mais completa. No caso de notebooks e PCs, desconecte os cabos e acessórios.

como limpar celular para não pegar coronavírus

2. Use álcool isopropílico 70%

Em lojas de eletrônicos você pode encontrar com facilidade o álcool isopropílico 70%. Ele é indicado como o produto ideal para a limpeza de smartphones e computadores. Porém, em hipótese alguma você deve mergulhar o produto nessa substância. O ideal é umedecer um pano apropriado e passar com cuidado em todo o equipamento.

3. Use panos macios

Você não deve utilizar qualquer tipo de tecido para limpar o seu smartphone. Opte por panos macios e que não soltem fiapos. A recomendação é não utilizar toalhas, lenços abrasivos, papel-toalha ou itens similares para evitar que eles risquem os aparelhos. Panos de microfibra, similares àqueles utilizados para limpar lentes de câmeras fotográficas ou óculos são os ideais.

4. Limpe muito bem a capinha do celular

Embora muitas pessoas se preocupem com a limpeza da tela do smartphone, não é ela o maior problema e sim a capinha do aparelho. A recomendação é tirá-la e limpá-la a parte. Modelos de plástico ou silicone podem ser lavados com água e sabão. Porém, deixe o produto secar bem antes de colocá-lo de volta no celular.

5. Não borrife o aparelho com líquidos

como limpar celular para não pegar coronavírus

Mesmo que o seu smartphone tenha algum tipo de proteção que o torne à prova d’água ou resistente à água, nunca borrife diretamente nele outros tipos de líquido. Mesmo o álcool pode danificar alguns componentes mais sensíveis, como a entrada USB, os conectores de fone de ouvido e os alto-falantes. 

6. Quantas vezes por dia devo limpar o aparelho?

como limpar celular para não pegar coronavírus

Em condições normais, limpar o smartphone uma vez por dia seria suficiente. No entanto, vivemos um momento no qual é importante redobrar os cuidados. Portanto, não custa nada fazer esse procedimento de limpeza ao menos duas vezes por dia, especialmente se você sair de casa e tocar em outras superfícies, como corrimões ou apoios de ônibus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *