Dicas de FaxinaOrganização da casa

Dicas para arrumar cada espaço da sua casa de forma ágil e prática

Manter a casa arrumada é uma das tarefas mais complicadas quando se mora sozinho ou quando não se tem a ajuda de uma diarista ou empregada com frequência. Pode parecer chato, mas deixar a casa com um aspecto de limpeza e organização torna o ambiente muito mais agradável tanto para quem o habita como para os eventuais visitantes. Ter uma rotina de organização rápida e prática ajuda bastante a manter a ordem, fugindo das bagunças constantes. Mas como fazer isso? Confira agora mesmo nossas dicas para arrumar cada cômodo da sua casa de uma maneira bem ágil e eficiente:

Quartos arrumados

Não deixe a cama para depois

Sabemos o quanto pode parecer chato ter que arrumar a cama logo ao acordar, mas, acredite, essa é a maneira mais rápida e prática de acabar logo com o problema. Uma vez que se pega o jeito de esticar os lençóis e cobrir a cama com uma capa ou um edredom, você nunca mais vai querer ver sua cama desarrumada de novo.

Acorde e abra as janelas

Acabou de arrumar a cama? Ótimo! Agora é hora de ventilar o cômodo. Deixe as janelas abertas enquanto você está tomando banho ou preparando o café da manhã, para que o quarto receba um pouco de ar. Faça isso especialmente nos dias mais quentes, para que o ambiente não fique abafado. Só não se esqueça de fechar tudo na hora de sair — vai que cai uma chuva por aí, não é mesmo?

Guarde a roupa imediatamente

Temos o terrível hábito de chegar em casa, tirar a roupa de um dia inteiro de trabalho e jogar na primeira cadeira ou suporte que vemos pela frente, certo? Para evitar aquela pilha de roupas para guardar no final de semana, que tal colocar tudo no armário — ou já no cesto de roupas sujas — logo que tiradas? Assim o quarto fica sempre organizado!

Não espalhe cabides

Ter cabides espalhados por todo o quarto, com roupa ou sem, deixa uma sensação de desleixo e falta de atenção com o cômodo. Se você tem cabides vazios ou com roupas passadas, não deixe de guardá-los corretamente dentro do armário. Não custa nada e já dá um aspecto de quarto muito mais arrumado!

Feche as portas do armário

Existe uma lenda que diz que portas de armário abertas dão azar. Por via das dúvidas, evite esse problema e a sensação de desorganização no seu quarto simplesmente ao fechar as portas do guarda-roupa. Você vai ver que grande diferença esse gesto simples vai fazer imediatamente!

Cozinha limpa

Use e lave

Lavar louças é mesmo muito chato, especialmente se elas estão acumuladas na pia há mais tempo. Evite esse problema ao criar o hábito de lavar seus pratos, suas panelas e seus talheres logo após o uso. É melhor resolver esse tarefa de uma vez do que deixar para depois. Sua cozinha agradece e seu humor agradecem!

Guarde tudo quando for comer de novo

Não adianta lavar tudo que você usar, mas deixar aquela montanha de utensílios secando no escorredor por dias e mais dias. Além de você precisar de espaço no escorredor para novos itens a serem lavados, a cozinha só vai parecer organizada quando esse espaço estiver vazio. Por isso, não se esqueça de guardar o que foi lavado mais cedo. Para facilitar, crie o hábito de guardar tudo na hora que voltar à cozinha para fazer um lanchinho.

Recolha o lixo

O lixo é um dos maiores responsáveis pelo aspecto de cozinha desorganizada e suja, seja pelo mau cheiro produzido pelo acúmulo de restos no local ou pela falta de espaço para a acomodação de mais resíduos lá dentro. Estabeleça uma rotina de retirar todos o lixo da cozinha pelo menos duas vezes na semana, evitando o cheiro desagradável e o acúmulo de moscas e outros insetos — eca!

Banheiro novo

Retire o lixo diariamente

Um pouco diferente da cozinha, o lixo do banheiro precisa ser retirado diariamente, já que pode gerar mau cheiro com mais facilidade. Feche o lixo à noite, logo antes de dormir, para retirá-lo de casa logo pela manhã, quando for sair para o trabalho, por exemplo.

Não pendure a toalha no box

Pode parecer irresistível, mas toalha pendurada no box é o sinal máximo da desorganização nesse cômodo, especialmente porque ela nunca fica dobrada corretamente. Perca alguns segundos do seu dia dobrando corretamente sua toalha e posicionando no espaço reservado para ela no banheiro. Você vai perceber como o visual ficará melhor como em um passe de mágica!

Use e guarde

A mesma regra do quarto serve para o banheiro: qualquer item que tenha sido retirado do armário ou de qualquer outro lugar deve retornar imediatamente para sua posição de origem. Só assim você conseguirá ter controle sobre tudo e colocar ordem na sua rotina.

Varra os cabelos no chão

Não são só as mulheres que perdem cabelos ao longo do dia, homens também podem deixar cair alguns fios no chão do banheiro e na pia. Use a vassoura para limpar tudo ao final do dia, não se esquecendo de passar um paninho na pia para remover os excessos acumulados.

Sala de visitas habitável

Cate as almofadas

As almofadas são lindos itens de decoração, mas ocupam muito espaço no sofá e acabam, na maioria das vezes, indo para o chão. Isso não tem problema, desde que você não se esqueça de colocar todas de volta em seus devidos lugares quando sair da sala, para manter uma mínima organização.

Devolva os sapatos ao armário

Nada de chegar em casa, tirar o sapato e deixar tudo pelo chão da sala. Retire os sapatos e leve-os diretamente para o armário onde pertencem, obedecendo à regra do “se usou, guarde”.

Recolha a bagunça

A sala é sempre o lugar dos controles e das revistas espalhados por todos os cantos. Por isso, tenha atenção com tudo, lembrando-se de sempre guardar o máximo de bagunça possível para deixar o cômodo com um aspecto de organização.

Use um pano úmido para móveis

Os móveis da sala têm uma grande tendência a acumular poeira, especialmente em casas de cidade grande, poluída. Para evitar que eles adquiram esse aspecto sujo, use sempre um pano úmido para limpar os excessos de poeira acumulados no local, melhorando a sensação de organização e limpeza.

Não se esqueça que, mesmo mantendo a organização em cada cômodo com essas pequenas dicas, uma limpeza mais pesada e geral precisa ser realizada com uma certa frequência, para realmente tirar o grosso da sujeira, deixando até a manutenção mais fácil.

E então, qual das nossas dicas vai ser mais útil para a arrumação diária da sua casa? Tem alguma sugestão para enriquecer nossa listinha? Comente aqui e compartilhe suas experiências e sugestões conosco!

 

Comentários

Leave a Response