5 dicas para uma limpeza mais eco-sustentável

Os produtos de limpeza tradicionais são fundamentais para deixar a casa limpa e perfumada. Deixam um frescor e podem remover manchas de gordura sem esforço e com bastante precisão. Entretanto, os produtos de limpeza em sua grande maioria são extremamente nocivos ao meio ambiente e podem causar impactos negativos. Por isso, a Parafuzo traz 5 dicas simples e importantes para se fazer uma limpeza mais eco sustentável

5 Dicas para uma limpeza mais eco sustentável

Dica 1: produtos de limpeza concentrados

Parece um contra-senso, mas o consumo de produtos de limpeza concentrados pode ajudar. Financeiramente (pois são mais baratos), e ambientalmente, pois consomem menos recursos naturais.

Dica 2: uso de métodos caseiros para remoção de manchas

Utilizar métodos naturais e caseiros (sabe aquele dica da sua tia ou avó?) reduz a produção e uso de agentes químicos com alta toxicidade e potencial de agressão ao meio ambiente. Vamos dar um exemplo: Uma mistura simples de vinagre, água morna e bicarbonato de sódio, pode te auxiliar na remoção de manchas  em roupas e superfícies.

Basta misturar 1/2 xícara de vinagre com quatro de água morna e 1/4 xícara de bicarbonato de sódio. Aplique diretamente na mancha, deixe atuar por 15 minutos e enxágue.

Dica 3: recicle as embalagens

Recicle suas embalagens corretamente, mas antes de levar para a coleta seletiva, lave as embalagens com água. Isso otimiza o processo de reciclagem e também reduz a chance de agentes químicos contaminarem o solo durante o armazenamento e transporte aos centros de reciclagem.

Dica 4: reutilize as embalagens

Dê preferência a produtos que possuam refil, que apesar de serem um pouco mais caros na primeira compra, ajudam na diminuição da produção de plástico. Além disso, algumas embalagens (especialmente as plásticas) podem ser utilizadas para outros fins dentro de casa.

Dica 5: utilize sempre produtos na medida certa

Evite o desperdício de água em sua mistura e atente-se sempre a validade dos mesmos.

Química Usada em Produtos de Limpeza

Embora existam muitas divulgações sobre produtos mais sustentáveis a grande maioria ainda é nocivo e causa diversos danos ao meio ambiente.

Em 2009 uma matéria divulgada pelo jornal Estadão apresentou alguns dos efeitos causados pelo STPP – um composto de fórmula química presente no sabão em pó. Embora o componente facilite na hora da lavagem quando chega nos esgotos e desemboca em rios ou lagos causando a morte de peixes graças a um efeito chamado eutrofização, que causa proliferação de algas que consomem o oxigênio.

Em 2008 uma marca de sabonetes líquidos para lavar louça divulgou um produto “Premium” livre de fosfato em sua formulação. Porém neste mesmo produto está presente um mineral conhecido como zeólito que ainda assim causa impacto ambiental.

O melhor é usar produtos de qualidade de forma consciente, utilizar métodos caseiros quando for possível e, mais do que tudo, confiar na ajuda de um profissional experiente que fará muito mais com muito menos!


Muito mais com a Parafuzo

A Parafuzo surgiu para te ajudar a encontrar o profissional ideal para a sua necessidade. É possível contratar uma diarista para fazer a faxina da sua casa ou escritório, podendo escolher entre uma limpeza comum, pesada, pós-obra ou pré-mudança. Além disso, você também pode encontrar o profissional perfeito para passar sua roupa ou fazer a montagem dos móveis de casa. É rápido, prático e muito seguro.

Profissionais capacitadas e de confiança

A gente reúne um grupo de profissionais verificadas, capacitadas e orientadas pra cuidar da sua casa. Pedir indicações? Nunca mais!

É tudo via app ou site!

Desde o agendamento até o pagamento, é tudo feito pelo aplicativo ou mesmo pelo site. Não precisa nem sair do sofá.

Atendimento 7 dias da semana

Nós temos uma equipe de atendimento incrível disponível para resolver qualquer problema ou dúvida. Quer bater um papo com a gente? É só entrar no site e clicar no chat.

Agendamento Parafuzo

Fontes: Evolverde, Canal do Planeta Sustentável, Melhor Com Saúde, Estadão Sústentablidade