DiaristasDicas de FaxinaLimpeza de escritóriosLimpeza domésticaOrganização da casaQualificação profissional

5 dicas para uma limpeza mais eco-sustentável

Os produtos de limpeza tradicionais são fundamentais para deixar a casa limpa e perfumada. Deixam um frescor e podem remover manchas de gordura sem esforço e com bastante precisão. Entretanto, os produtos de limpeza em sua grande maioria são extremamente nocivos ao meio ambiente e podem causar impactos negativos. Por isso, o Blumpa traz 5 dicas simples e importantes para se fazer uma limpeza mais eco sustentável

5 Dicas para uma Limpeza Mais Eco Sustentável

 

Resultado de imagem para produtos de limpeza sustentáveis
Sustentabilidade
  • DICA 1 – Produtos de Limpeza Concentrados. Parece um contra-senso, mas o consumo de produtos de limpeza concentrados pode ajudar. Financeiramente (pois são mais baratos), e ambientalmente, pois consomem menos recursos naturais.
  • DICA 2 – Uso de Métodos Caseiros para Remoção de Manchas. Utilizar métodos naturais e caseiros (sabe aquele dica da sua tia ou avó?) reduz a produção e uso de agentes químicos com alta toxicidade e potencial de agressão ao meio ambiente. Vamos dar um exemplo: Uma mistura simples de vinagre, água morna e bicarbonato de sódio, pode te auxiliar na remoção de manchas  em roupas e superfícies.
    Basta misturar 1/2 xícara de vinagre com quatro de água morna e 1/4 xícara de bicarbonato de sódio. Aplique   diretamente na mancha, deixe atuar por 15 minutos e enxágue.
  • DICA 3 – Recicle as Embalagens. Recicle suas embalagens corretamente, mas antes de levar para a coleta seletiva, lave as embalagens com água. Isso otimiza o processo de reciclagem e também reduz a chance de agentes químicos contaminarem o solo durante o armazenamento e transporte aos centros de reciclagem.
  • DICA 4 – Reutilize as Embalagens. Dê preferência a produtos que possuam refil, que apesar de serem um pouco mais caros na primeira compra, ajudam na diminuição da produção de plástico. Além disso, algumas embalagens (especialmente as plásticas) podem ser utilizadas para outros fins dentro de casa.
  • DICA 5 – Utilize sempre produtos na medida certa. Evite o desperdício de água em sua mistura e atente-se sempre a validade dos mesmos.

 

Resultado de imagem para produtos de limpeza sustentáveis
Produtos de limpeza

Química Usada em Produtos de Limpeza

Embora existam muitas divulgações sobre produtos mais sustentáveis a grande maioria ainda é nocivo e causa diversos danos ao meio ambiente.

Em 2009 uma matéria divulgada pelo jornal Estadão apresentou alguns dos efeitos causados pelo STPP – um composto de fórmula química presente no sabão em pó. Embora o componente facilite na hora da lavagem quando chega nos esgotos e desemboca em rios ou lagos causando a morte de peixes graças a um efeito chamado eutrofização, que causa proliferação de algas que consomem o oxigênio.

Em 2008 uma marca de sabonetes líquidos para lavar louça divulgou um produto “Premium” livre de fosfato em sua formulação. Porém neste mesmo produto está presente um mineral conhecido como zeólito que ainda assim causa impacto ambiental.

O melhor é usar produtos de qualidade de forma consciente, utilizar métodos caseiros quando for possível e, mais do que tudo, confiar na ajuda de um profissional experiente que fará muito mais com muito menos!

Contrate profissionais do Blumpawww.blumpa.com

FONTES: EVOLVERDE, CANAL DO PLANETA SUSTENTAVEL, MELHOR COM SAUDE, ESTADÃO SUSTENTABLIDADE

Comentários