Qual o cômodo que tem mais germes em sua casa?

(Foto: Diana.grytsku/Freepik)

Muitos vão imediatamente dizer que é o banheiro, mas a resposta pode te surpreender e talvez até assustar. O cômodo com mais germes é a cozinha.

Isso porque os micro-organismos adoram umidade e, claro, a comida abundante que encontramos ali. E um dos itens com mais germes é o utensílio em que você mais confia na hora da limpeza: a esponja.

Uma análise de germes feita em 2017 e publicada pela Scientific Reports revelou resultados apavorantes. Foram encontrados na esponja regular de cozinha cerca de 362 diferentes tipos de bactérias.

Essa quantidade de bactérias surpreendeu até os cientistas que estavam conduzindo o estudo, que esperavam encontrar no máximo 150 tipos. De acordo com o professor de microbiologia e higiene da Universidade Furtwangen, Markus Egert, as bactérias se encontram não na superfície, mas no interior da esponja, o que é um problema, pois à primeira vista, elas não são facilmente detectadas.

Dispense a esponja agora mesmo!

A melhor forma de se higienizar a louça é com a máquina de lavar louças. Isso se dá pelo fato de que as máquinas usam ciclo de água quente e ar quente para a higienização. E é recomendável que ela seja usada na capacidade máxima de energia, pois o modo de uso econômico pode não ser tão eficaz.

Se você não tiver a máquina de lavar, ou não quiser utilizá-la com tanta frequência, não tem problema: você pode continuar a usar a esponja, desde que ela seja trocada a cada 7 dias. Isso é o que recomenda o biomédico Roberto Martins, mais conhecido como Dr. Bactéria. Isso porque a esponja nunca fica seca e, como todos nós sabemos, a umidade é um dos fatores essenciais para que haja a proliferação dos micro-organismos.

A boa notícia é que os micro-organismos que vivem nas esponjas, geralmente, não podem te deixar doente. Os estudos conduzidos por Egert não encontraram nenhuma bactéria que possa causar problemas graves, como salmonela e E.coli.

Higienize sua esponja

A higienização periódica também pode estender a vida útil da sua esponja para até 15 dias, de acordo com o Dr. Bactéria.

A limpeza é feita de uma forma simples e rápida: lave a esponja com água e detergente e, enquanto estiver úmida, envolva-a em papel toalha e coloque dentro do micro-ondas por cerca de 60 segundos. Retire o item com cuidado, pois o material ainda estará quente. Para garantir a higiene, ela deve ser mantida em um lugar seco.


Muito mais com a Parafuzo

A Parafuzo surgiu para te ajudar a encontrar o profissional ideal para a sua necessidade. É possível contratar uma diarista para fazer a faxina da sua casa ou escritório, podendo escolher entre uma limpeza comum, pesada, pós-obra ou pré-mudança. Além disso, você também pode encontrar o profissional perfeito para passar sua roupa ou fazer a montagem dos móveis de casa. É rápido, prático e muito seguro.

Profissionais de confiança

A gente sabe que é difícil colocar um estranho em casa. Por isso, todos os profissionais passam por um criterioso processo de credenciamento. Antes do serviço, você recebe a confirmação e os dados da profissional.

Pague só depois do serviço realizado!

Pagamento facilitado Visa ou Mastercard. O valor de cada serviço é individual, assim, o seu limite fica livre. E tenha a certeza de que o valor só entra na sua fatura se o serviço acontecer.

Atendimento 7 dias da semana

Nós temos uma equipe de atendimento incrível disponível para resolver qualquer problema ou dúvida. Quer bater um papo com a gente? É só entrar no site e clicar no chat.

Agendamento Parafuzo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *