DestaqueLimpeza doméstica

Qual o cômodo que tem mais germes em sua casa?

Muitos vão imediatamente dizer que é o banheiro, mas a resposta pode te surpreender e talvez até assustar. O cômodo com mais germes é a cozinha.

Isso porque os micro-organismos adoram umidade e, claro, a comida abundante que encontramos ali. E um dos itens que têm mais germes é o utensílio em que você mais confia na hora da limpeza: a esponja.

Uma análise de germes feita em 2017 e publicada pela Scientific Reports revelou resultados apavorantes. Foram encontrados na esponja regular de cozinha cerca de 362 diferentes tipos de bactérias.

Essa quantidade de bactérias surpreendeu até os cientistas que estavam conduzindo o estudo, que esperavam encontrar no máximo 150 tipos. De acordo com o professor de microbiologia e higiene da Universidade Furtwangen, Markus Egert, as bactérias se encontram não na superfície, mas no interior da esponja, o que é um problema pois, à primeira vista, elas não são facilmente detectadas.

Dispense a esponja agora mesmo!

A melhor forma de se higienizar a louça é com a máquina de lavar louças. Isso se dá pelo fato de que as máquinas usam ciclo de água quente e ar quente para a higienização. E é recomendável que ela seja usada na capacidade máxima de energia, pois o modo de uso econômico pode não ser tão eficaz.

Se você não tiver a máquina de lavar, ou não quiser utilizá-la com tanta frequência, não tem problema: você pode continuar a usar a esponja, desde que ela seja trocada a cada 7 dias. Isso é o que recomenda o biomédico Roberto Martins, mais conhecido como Dr. Bactéria. Isso porque a esponja nunca fica seca e, como todos nós sabemos, a umidade é um dos fatores essenciais para que haja a proliferação dos micro-organismos.

A boa notícia é que os micro-organismos que vivem nas esponjas, geralmente, não podem te deixar doente. Os estudos conduzidos por Egert não encontraram nenhuma bactéria que possa causar problemas graves, como salmonela e E.coli.

Higienize sua esponja

A higienização periódica também pode estender a vida útil da sua esponja para até 15 dias, de acordo com o Dr. Bactéria.

A limpeza é feita de uma forma simples e rápida: lave a esponja com água e detergente e, enquanto estiver úmida, envolva-a em papel toalha e coloque dentro do microondas por cerca de 60 segundos. Retire o item com cuidado, pois o material ainda estará quente. Para garantir a higiene, ela deve ser mantida em um lugar seco.

Comentários

Leave a Response