Dando espaço para o novo: dicas para se desvencilhar do desnecessário

Você é um desses malucões que sente a necessidade de acumular coisas completamente desnecessárias e inúteis? Na sua casa não cabe mais nem um alfinete? Você dorme em meio a um mundo de tranqueiras e caminha pelos cômodos sem conseguir pisar no chão? Pois entenda, querido, e de uma vez por todas, que sua casa não é museu, muito menos aterro! Faça um esforço para se desfazer do que não serve mais e veja como essa libertação vai fazer um bem danado tanto para seu lar como para sua vida.

Aproveite que o ano novo está logo ali e deixe para trás as velhas manias, apostando em um recomeço mais leve, sem tralhas, tranqueiras e entulhos — ou, como você deve preferir chamar, tesouros. Aquela pilha de cadernos antigos, cartas de falecidos e recordações que você nem sabe por que ainda estão guardadas estão todos ansiosos para passear em outro lugar, comprando um bilhete de ida sem volta!

Pronto para deixar de ser o protagonista doidão de Acumuladores e estrelar o Cada Coisa em Seu Lugar? Então confira agora mesmo algumas boas dicas para se desprender do lixo e transformar seu lar em um castelo do luxo:

Trilhando a trilha das tralhas

Por uma vida livre de tralhas, crie o hábito de sempre fazer uma triagem para separar o que você precisa do que não usa mais. Ande pelos ambientes e elimine tudo aquilo que estiver sobrando. Não se esqueça de abrir as gavetas, olhar debaixo da cama e em cima dos armários para identificar todo e qualquer sinal de quinquilharia. Só assim a operação SOS sem tralhas vai ser bem-sucedida!

Peças pequenas para partir

Cheque seu armário e classifique as peças: as que você não usa mais e estão em bom estado, não só podem como devem ser separadas para doação — faça sua boa ação do ano e garanta seu lugarzinho ao sol. Já as peças que estão estragadas ou largas demais podem ser mandadas para o conserto ou reaproveitadas como panos de chão, por exemplo, dependendo do tamanho do estrago, enquanto as apertadas com apego emocional, das quais você ainda não quer se desfazer, podem encontrar solução em uma dietinha básica, o que acha?

Correndo com o caderno corroído

Comece já a praticar a lei do desapego, procurando sempre se lembrar de que não há por que se apegar a coisas materiais, ainda mais quando elas não têm utilidade alguma. Faz todo sentido guardar as fotos da infância dos filhos, mas será realmente que você precisa guardar todos os mofados e rabiscados cadernos do rebento que já virou um marmanjo, saiu de casa e até já tem os próprios filhos? Repense e tire suas próprias conclusões.

Doações dadivosas de doar

Transforme a eliminação das tralhas em uma boa ação: livrar-se dos velhos itens é uma via de mão dupla, pois faz bem a você e pode também fazer bem ao próximo. Junto com seus familiares, separe roupas, brinquedos e até alimentos dentro da data de validade para fazer a alegria de quem precisa mais que você. Afinal de contas, o que não serve mais para vocês pode perfeitamente servir para seus irmãos em Cristo, não é assim que diz a Bíblia? Então bora ajudar os irmãozinhos nesse Natal, colega!

Teimosia também te transforma

A receita para uma vida mais leve e desentralhada é o equilíbrio e a dinâmica do esquema entra um, sai um. Mas o que isso significa? É simples: toda vez que você comprar uma roupa, um brinquedo ou um sapato novo, você deve eliminar um antigo. Dessa forma você abre espaço na casa para o novo morador e, ao mesmo tempo, evita o acúmulo de itens desnecessários. No início pode ser difícil, mas como você é forte — e teimoso feito uma mula —, com o tempo vai conseguir fazer esse sacrifício inicial virar brincadeira de criança criada com vó!

E então, pronto para colocar nossas dicas em prática antes de o Papai Noel riscar seu nome da lista do ano que vem? Comente aqui e nos conte por onde pretende começar a escavar sua montanha de desnecessariedades! Compartilhe suas experiências conosco! 🙂


Muito mais com a Parafuzo

A Parafuzo surgiu para te ajudar a encontrar o profissional ideal para a sua necessidade. É possível contratar uma diarista para fazer a faxina da sua casa ou escritório, podendo escolher entre uma limpeza comum, pesada, pós-obra ou pré-mudança. Além disso, você também pode encontrar o profissional perfeito para passar sua roupa ou fazer a montagem dos móveis de casa. É rápido, prático e muito seguro.

Profissionais de confiança

A gente sabe que é difícil colocar um estranho em casa. Por isso, todos os profissionais passam por um criterioso processo de credenciamento. Antes do serviço, você recebe a confirmação e os dados da profissional.

Pague só depois do serviço realizado!

Pagamento facilitado Visa ou Mastercard. O valor de cada serviço é individual, assim, o seu limite fica livre. E tenha a certeza de que o valor só entra na sua fatura se o serviço acontecer.

Atendimento 7 dias da semana

Nós temos uma equipe de atendimento incrível disponível para resolver qualquer problema ou dúvida. Quer bater um papo com a gente? É só entrar no site e clicar no chat.

Agendamento Parafuzo