DestaqueDicas de Faxina

Cuidados na limpeza da máquina de café

A correta higienização da cafeteira evita a contaminação por microorganismos

 

Pode parecer loucura, mas em alguns casos seria mais seguro cozinhar no banheiro do que na cozinha. De acordo com o Dr. Charles Gerba, um microbiologista e professor da Universidade do Arizona, as pessoas desinfetam com muito mais frequência os assentos dos banheiros do que própria a cozinha.

A Foxnews divulgou um estudo conduzido pelo KDKA-TV, em Pittsburgh, que encontrou mais de 4 milhões de bactérias prejudiciais à saúde nos tanques de água, compartimentos de cápsulas de café e demais apetrechos encontrados numa cafeteira comum. O estudo foi feito em 28 máquinas diferentes que eram utilizadas em ambientes domésticos e corporativos.

Para evitar qualquer dano futuro à sua saúde, o Dicas de Faxina trouxe algumas sugestões de como limpar uma máquina de café.

Regularidade é o segredo

Limpar sua máquina frequentemente é um dos fatores básicos para diminuir o acúmulo de microorganismos. Se não houver tempo para limpar de uma forma mais profunda, enxágue com água para ao menos retirar o excesso de resíduos.

Não reutilize a água com frequência

Muitas pessoas não dão atenção a isso, mas a água deixada no tanque de reserva da sua máquina pode acumular muitas bactérias. Por isso é importante sempre usar água fresca e filtrada.

Use o vinagre

Como falamos em uma de nossas matérias, o vinagre é muito útil na hora da limpeza e lavagem de roupas . Ele também pode ser um grande aliado para a limpeza da cafeteira.

Uma dica é colocar um pouco de vinagre misturado com água no reservatório e ligar a máquina para que ela realize um ciclo comum. Pare o ciclo pela metade e aguarde de 30 a 60 minutos com a mistura dentro dos reservatórios da cafeteira para então finalizar. Depois é só realizar um novo ciclo com água pura e utilizar sua cafeteira normalmente.

Limpe a superfície da cafeteira

As pessoas podem carregar muitas bactérias que são regularmente transferidas aos objetos tocados. Por isso é recomendado higienizar a superfície da cafeteira com um pano umedecido com álcool.

Comentários

Leave a Response