Criança e limpeza; tudo a ver

Foto: Freepik

É bom criar nos filhos, desde pequenos, uma cultura de valorização do serviços de limpeza doméstico

É normal a casa virar de pernas para o ar durante feriados prolongados, afinal as crianças estão de folga e cheias de energia e tem muito tempo livre. Pensando nisso, a Parafuzo traz algumas orientações sobre como contornar essa situação, incluindo seus filhos nas obrigações básicas do lar.

O primeiro passo é criar, desde pequenos, uma rotina de limpeza e cultura de valorização do serviço doméstico, que não é nada fácil. Assim, eles crescem conscientes de que a casa não se arruma sozinha e serão capazes de dar valor a uma casa limpa e organizada, contribuindo com as tarefas para que ninguém da família se sobrecarregue.

Na hora da atribuição de tarefas, os pais têm que ser cuidadosos, adequando a atividade solicitada à idade do filho e já esperando que o serviço não seja perfeito. É preciso incentivar a criança a melhorar e nunca punir pelo que deixou a desejar.
O Dicas de Faxina sugere algumas tarefas que podem ser realizadas de acordo com a idade.

  1.  De 1 a 3 anos, pode guardar seus brinquedos numa caixa destinada a esse fim e recolher as eventuais bagunças que fizer.
  2. De 3 a 5 anos, pode colocar sua roupa suja no cesto, tirar seu prato da mesa após as refeições e ajudar o adulto responsável em tarefas como molhar o jardim, dobrar as roupas e guardar, cuidar dos animais da casa, etc.
  3. De 5 a 8 anos, pode ajudar a recolher o lixo, ajudar a secar e guardar a louça, arrumar seu próprio quarto e aprender o que tiver interesse sobre a limpeza, como por exemplo, ligar o aspirador, aprender a usar lava louças, etc.
  4. De 8 a 11 anos, pode tirar o pó de superfícies, organizar a casa, lavar a louça, trocar a roupa de cama e ajudar os pais em tarefas mais complexas como passar pano na casa, lavar o quintal, etc.
  5. A partir dos 12, pode-se ensinar a utilizar a máquina de lavar e pedir que realize lavagens pontuais de certos tipos de roupa, passar aspirador na casa, ajudar a cuidar dos irmãos mais novos, limpar banheiros, etc.

Tendo realizado esse trabalho com a criança desde sempre, fica fácil nos feriados prolongados manter a organização, basta continuar com o cronograma habitual. Os papais também podem aproveitar os feriadões e o tempo livre para incentivar algumas tarefas mais complexas e que envolvam a família toda, como limpar o sótão ou aquele quartinho de bagunça da casa, esvaziar os armários e separar roupas e brinquedos para doar, sempre promovendo as tarefas de forma lúdica. Não adianta brigar e fazer chantagens negativas porque isso acaba criando um imenso trauma na criança, que vai odiar faxina sem nem mesmo ter começado.

Vale apostar em gincanas, como “quem arruma o quarto mais rápido” ou simplesmente propor recompensas coletivas ao fim da tarefa, fazendo com que todos se animem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *