DiaristasDicas de FaxinaLimpeza domésticaQualificação profissional

Cozinha americana: veja algumas técnicas e cuidados especiais de limpeza

Em tempos de apartamentos cada vez menores, investir em uma cozinha americana integrada com uma sala pode proporcionar sensação de amplitude ao ambiente. A junção desses dois ambientes diferentes pede alguns cuidados.

Por maiopr que seja seu cuidado ao cozinhar, é quase impossível não respingar um pouco de gordura no fogão ou em ambientes da casa – pois quando cozinhamos com óleo, ele se transforma em vapor e, invariavelmente, acaba se espalhando pelo ar, aderindo às superfícies da cozinha, tais como paredes, armários e bancadas.

Por isso, o Blumpa selecionou algumas técnicas e cuidados para limpar as manchas de gordura das superfícies de casas e apartamentos com cozinhas americanas:

Superfícies de Madeira

As superfícies de madeira são muito comuns em mesas e balcões da cozinha americana e devem ser tratadas com o maior cuidado. Desengordurantes que não sejam para esse tipo de material podem acabar manchando ou danificando a madeira. Por isso, o melhor é usar produtos desenvolvidos especificamente para pisos de madeira!

Você pode também usar aguarrás mineral para remover gordura desse tipo de superfície. Contudo, tome cuidado. Apesar de ser um limpador poderoso, esse solvente também é inflamável. Mantenha-o longe de chamas e fontes de calor. E certifique-se de que o ambiente esteja bem arejado já que respirar seus vapores é prejudicial à saúde.

Resultado de imagem para cozinha americana de madeira

Paredes Pintadas e com Texturas

Alguns desengordurantes comuns podem ser usados em paredes. Contudo, é recomendável que você teste o produto em uma área pequena e discreta da parede antes de tentar tirar manchas de gordura. Dessa maneira, você evita causar danos ou remover a cor da sua parede acidentalmente.

Resultado de imagem para cozinha americana com textura

Você pode usar uma solução caseira para limpar áreas que não estejam tão engorduradas:

  1. Misture três colheres de sopa de bicarbonato de sódio em um copo de água morna.
  2. Espalhe essa solução no local da mancha e esfregue suavemente para removê-la.
  3. Depois disso, enxágue o local com água e com o auxílio de uma esponja.
  4. Seque a superfície com um pano limpo e seco.

Importante: É preciso tomar cuidado ao na compra de texturas ou grafitatos laváveis, pois alguns fabricantes não utilizam produtos fundamentais na composição que diminuem a capacidade de segurar a cor desses revestimentos, e ao lavar, ou usar produtos desengordurantes, a parede desbotada.

Superfícies Metálicas e de Inox

Não use nenhum produto que tenha cloro na composição e, de forma alguma, utilize palhas de aço! Esses materiais afetam a aparência das superfícies de aço inoxidável. Para deixar tudo desengordurado e brilhando, use as pastas de Limpeza para Aço Inox que são próprios para polir e limpar esse material. Também sendo valido para o fogão que após sua limpeza pode ser forrado com papel Alumínio, evitando que a gordura atinja a superfície.

Resultado de imagem para cozinha americana de inox

Lembre-se sempre de ler o rótulo para garantir que você está usando um produto adequado para a superfície de sua cozinha americana. Caso fique em dúvida, contrate um profissional de limpeza do Blumpa que não tem erro!

 

FONTE: Casa umcomo, Cleanipedia, Uol.

 

 

Comentários