Cozinha americana: veja algumas técnicas e cuidados especiais de limpeza

Em tempos de apartamentos cada vez menores, investir em uma cozinha americana integrada com uma sala pode proporcionar sensação de amplitude ao ambiente. A junção desses dois ambientes diferentes pede alguns cuidados.

Por maiopr que seja seu cuidado ao cozinhar, é quase impossível não respingar um pouco de gordura no fogão ou em ambientes da casa – pois quando cozinhamos com óleo, ele se transforma em vapor e, invariavelmente, acaba se espalhando pelo ar, aderindo às superfícies da cozinha, tais como paredes, armários e bancadas.

Por isso, a Parafuzo selecionou algumas técnicas e cuidados para limpar as manchas de gordura das superfícies de casas e apartamentos com cozinhas americanas:

Superfícies de Madeira

As superfícies de madeira são muito comuns em mesas e balcões da cozinha americana e devem ser tratadas com o maior cuidado. Desengordurantes que não sejam para esse tipo de material podem acabar manchando ou danificando a madeira. Por isso, o melhor é usar produtos desenvolvidos especificamente para pisos de madeira!

Você pode também usar aguarrás mineral para remover gordura desse tipo de superfície. Contudo, tome cuidado. Apesar de ser um limpador poderoso, esse solvente também é inflamável. Mantenha-o longe de chamas e fontes de calor. E certifique-se de que o ambiente esteja bem arejado já que respirar seus vapores é prejudicial à saúde.

Paredes Pintadas e com Texturas

Alguns desengordurantes comuns podem ser usados em paredes. Contudo, é recomendável que você teste o produto em uma área pequena e discreta da parede antes de tentar tirar manchas de gordura. Dessa maneira, você evita causar danos ou remover a cor da sua parede acidentalmente.

Você pode usar uma solução caseira para limpar áreas que não estejam tão engorduradas:

  1. Misture três colheres de sopa de bicarbonato de sódio em um copo de água morna.
  2. Espalhe essa solução no local da mancha e esfregue suavemente para removê-la.
  3. Depois disso, enxágue o local com água e com o auxílio de uma esponja.
  4. Seque a superfície com um pano limpo e seco.

Importante: É preciso tomar cuidado ao na compra de texturas ou grafitatos laváveis, pois alguns fabricantes não utilizam produtos fundamentais na composição que diminuem a capacidade de segurar a cor desses revestimentos, e ao lavar, ou usar produtos desengordurantes, a parede desbotada.

Superfícies Metálicas e de Inox

Não use nenhum produto que tenha cloro na composição e, de forma alguma, utilize palhas de aço! Esses materiais afetam a aparência das superfícies de aço inoxidável. Para deixar tudo desengordurado e brilhando, use as pastas de Limpeza para Aço Inox que são próprios para polir e limpar esse material. Também sendo valido para o fogão que após sua limpeza pode ser forrado com papel alumínio, evitando que a gordura atinja a superfície.

Lembre-se sempre de ler o rótulo para garantir que você está usando um produto adequado para a superfície de sua cozinha americana. Caso fique em dúvida, contrate um profissional de limpeza da Parafuzo que não tem erro! 🙂


Muito mais com a Parafuzo

A Parafuzo surgiu para te ajudar a encontrar o profissional ideal para a sua necessidade. É possível contratar uma diarista para fazer a faxina da sua casa ou escritório, podendo escolher entre uma limpeza comum, pesada, pós-obra ou pré-mudança. Além disso, você também pode encontrar o profissional perfeito para passar sua roupa ou fazer a montagem dos móveis de casa. É rápido, prático e muito seguro.

Profissionais capacitadas e de confiança

A gente reúne um grupo de profissionais verificadas, capacitadas e orientadas pra cuidar da sua casa. Pedir indicações? Nunca mais!

É tudo via app ou site!

Desde o agendamento até o pagamento, é tudo feito pelo aplicativo ou mesmo pelo site. Não precisa nem sair do sofá.

Atendimento 7 dias da semana

Nós temos uma equipe de atendimento incrível disponível para resolver qualquer problema ou dúvida. Quer bater um papo com a gente? É só entrar no site e clicar no chat.

Agendamento Parafuzo

Fonte: Casa um como, Cleanipedia, Uol.