Coronovírus: dicas para fazer a própria máscara

Foto: Freepik

Ministério da Saúde divulgou um manual de como fazer máscara de tecido, incentivando a produção caseira para um proteção mais eficiente contra a proliferação do Covid-19. Desde o início da pandemia, o item tem sido largamente consumido pela população mundial, sumindo das prateleiras de supermercados e farmácias.

“Além de eficiente, é um equipamento simples, que não exige grande complexidade na sua produção e pode ser um grande aliado no combate à propagação do coronavírus no Brasil, protegendo você e outras pessoas ao seu redor”, esclarece o Ministério da Saúde em nota.

Inicialmente, a orientação era de que apenas profissionais de saúde, cuidadores de idosos, mães em fase de amamentação e pessoas diagnosticadas com a doença deveriam usar a máscara. Porém, com o avanço rápido da doença no Brasil, viu-se necessário a recomendação do uso da peça feita em casa, como a de pano.

O ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, também reforçou que as máscaras cirúrgicas devem ser exclusivas dos hospitais, assim como aconselha a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Confira dois passo a passo de como fazer máscara de tecido

Existem variados jeitos de como fazer máscara de tecido, com materiais que podem ser encontrados facilmente em casa, como roupas ou cortes de pano em bom estado.

Materiais:

  • Tecido de algodão (pode ser um recorte de uma camiseta, por exemplo)
  • Papel
  • Tesoura
  • Elásticos
  • Linha
  • Agulha

Produção: 

Separe o tecido que tenha disponível (tecido de algodão, tricoline, TNT, outros têxteis), se possível, dê preferência ao tricoline. Faça um molde em papel de forma no qual o tamanho da máscara permita cobrir a boca e nariz, 21 cm altura e 34 cm largura. Faça a máscara usando duplo tecido. Prenda e costure na extremidade da máscara um elástico, ou amarras.

G1 também divulgou um passo a passo rápido e eficiente para a confecção caseira.

Materiais:

  • Tecido de algodão
  • TNT
  • Elásticos
  • Linha
  • Agulha

Produção:

Corte um pedaço de tecido com 35 centímetros de largura por 21 centímetros de altura. Dobre o pedaço de pano ao meio pelo lado avesso e marque 5 cm acima de cada extremidade do pano, na parte “aberta” do tecido, onde houve o corte. Costure das bordas até as marcações de 5 cm, com máquina de costura ou à mão.

Depois de costurado, a máscara ficará com uma pequena abertura entre as costuras. Dobre o pano de forma que a costura feita fique no meio do tecido. Para prender os elásticos, de 10 cm cada pedaço, use pregadores ou alfinetes na fixação. Eles devem ficar presos pelas pontas. Costure a parte superior do tecido, fechando completamente essa abertura. Repita o processo na outra extremidade.

Com a abertura entre as costuras do meio, “desvire” o tecido, quando você perceberá um quadrado com os elásticos nas laterais. A abertura horizontal no meio da máscara servirá para inserir o “filtro”, que deve ser o pedaço de 19 x 7 cm de TNT ou outro pedaço do mesmo pano. Finalize fazendo as pregas nas partes inferior e superior.

O jornalista Márcio Gomes também viralizou nas redes sociais, após demonstrar um passo a passo simples, que pode ser facilmente seguido pelas pessoas.

Precauções para o uso da máscara

Agora que já sabe como fazer máscara de tecido, algumas recomendações precisam ser seguidas para um melhor aproveitamento e benefício da peça. As dicas do Ministério da Saúde são:

  • Em primeiro lugar, é preciso dizer que a máscara é individual. Não pode ser dividida com ninguém, nem com mãe, filho, irmão, marido, esposa etc. Então se a sua família é grande, saiba que cada um tem que ter a sua máscara, ou máscaras;
  • A máscara deve ser usada por cerca de duas horas. Depois desse tempo, é preciso trocar. Então, o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano;
  • Mas atenção: a máscara serve de barreira física ao vírus. Por isso, é preciso que ela tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face;
  • Também é importante ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca. Desse jeito, o pano estará sempre protegendo a boca e o nariz e não restarão espaços no rosto;
  • Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Saia sempre com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar;
  • Chegando em casa, lave as máscaras usadascom água sanitária. Deixe de molho por cerca de dez minutos;
  • Para cumprir essa missão de proteção contra o coronavírus, serve qualquer pedaço de tecido.

Mandetta reforçou as vantagens da produção caseira: “Ela faz uma barreira tão boa quanto as outras máscaras. A diferença é que ela tem que ser lavada pelo próprio indivíduo para que se possa manter o autocuidado. Se ficar úmida, tem que ser trocada. Pode lavar com sabão ou água sanitária, deixando de molho por cerca de 20 minutos. E nunca compartilhar, porque o uso é individual”.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *