Coronavírus: Dicas para a limpeza da casa

Foto: Master1305/Freepik

O que fazer para manter a casa livre do Coronavírus? O Covid-19, considerado uma pandemia pela OMS (Organização Mundial Saúde), está espalhando-se rapidamente ao redor do mundo.

Para conter a proliferação do vírus, médicos indicam a lavagem constante das mãos com água e sabão e também o uso de álcool gel. O recomendado pelos especialistas é passar álcool por 20 segundos.

Mas atenção: a limpeza dentro de casa também deve seguir algumas recomendações básicas. Veja algumas dicas:

Entrar de sapatos em casa, pode?

Na rua você pisa em todo tipo de material: cuspe, insetos, poeira, animais”, alerta o biomédico. Por isso, o indicado é retirar os calçados antes de entrar na residência ou utilizar um capacho de vinil. A escolha pelo material é indispensável, já que ele pode ser lavado. O ideal é higienizar o tapete de entrada toda semana e borrifar diariamente desinfetante à base de quaternário de amônio

Mas atenção, caso você tenha visitado hospitais ou cemitérios é preciso escovar as solas dos sapatos com desinfetante. Em seguida, jogue bicarbonato de sódio dentro do calçado e deixe ‘respirar’ por 24 horas.

Como higienizar a casa?

A limpeza deve ser efetuada normalmente [se possível, com mais frequência]. Utilize desinfetante ou uma solução de vinagre e água para limpar o piso. Nas superfícies, álcool 70% pode ser utilizado. Isso tudo porque o vírus resiste apenas um minuto ao contato com o álcool.

Caso tenha algum paciente infecctado com coronavírus na residência, a limpeza deve seguir novas orientações. Utilize avental descartável, máscara, protetor de cabelos e pés, e luvas para efetuar a limpeza. Além disso, o desinfetante comum deve ser substituído por um à base de álcool ou hipoclorito. 

E o smartphone?

O celular pode ser um vetor. Por isso, é preciso higienizá-lo uma vez por semana ou diariamente, caso você trabalhe na área da saúde. O uso do álcool gel não é indicado, pois ele tem água e pode oxidar o aparelho. O ideal é limpar o eletrônico com um lenço embebido em álcool isopropílico, como os lenços umedecidos utilizados para higienizar recém-nascidos.

Fontes: G1/BemEstar e Casa Vogue

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *