Coronavírus: Como limpar o interior do seu carro

Foto: Senivpetro/Freepik

Com a pandemia da COVID-19, nossos carros se tornaram nossa bolha de proteção à medida que saímos pelo mundo. Quando você pensou que tinha acabado de limpar sua casa do coronavírus, agora precisa limpar seu carro. Mas precisamos garantir que ele também esteja limpo do vírus. Provavelmente, você já possui os materiais de limpeza necessários para limpar seu veículo e, felizmente, não é muito complicado. Por isso, vamos a algumas dicas importantes:

No interior do auto, limpe as superfícies tocadas com maior frequência

Você deve começar com as superfícies tocadas com mais frequência: as maçanetas das portas externa e interna, volante, câmbio de marchas, alavancas de sinal de mudança de direção e limpador, qualquer botão da unidade de controle de rádio e clima, estofamento de assento, cintos de segurança, espelhos, apoios de braços do motorista e do passageiro, e alavancas de ajuste dos bancos.

Produtos básicos para limpar seu carro

Soluções de sabão, água e álcool, como lenços desinfetantes que contêm pelo menos 70% de álcool isopropílico, são os produtos domésticos mais eficazes para matar o coronavírus, de acordo com o Ministério da Saúde. Assim como lavar as mãos por 20 segundos, isso também se aplica às superfícies interiores do seu carro. Qualquer produto precisará de mais alguns segundos para quebrar o vírus; portanto, reserve um tempo antes de limpá-lo.

A maioria das imitações de couro e bancos de couro tem um revestimento protetor de uretano, portanto, o uso de produtos à base de álcool pode causar danos se usado com muita frequência. Portanto, o sabão é o mais seguro para tecidos e assentos de couro. Limpe cuidadosamente o estofamento, tomando cuidado para não esfregar de forma agressiva. 

Use pequenas quantidades de água para não enxargar os estofamentos. Para assentos de couro, recomenda-se um bom condicionador aplicado posteriormente para evitar rachaduras. Use luvas descartáveis ​​ao limpar o interior do seu carro para se proteger de possíveis contaminantes. Preste atenção especial a superfícies mais sensíveis, como teclados touch e eletrônicos.

E gaste um pouco de tempo extra no volante, pois ele pode ter quatro vezes mais germes que o assento do vaso sanitário público, de acordo com um estudo da CarRentals.com.

Não use esses produtos para limpar o interior do seu carro

Não é recomendado o uso de alvejantes, peróxido de hidrogênio ou produtos à base de amônia no carro, mesmo que eles matem o vírus. Eles podem danificar os estofos, plásticos e outras superfícies do interior.

Produtos para guardar no seu carro

É uma boa idéia manter o limpador de mãos e desinfetantes no carro para limpar as mãos antes de tocar no volante e em outras superfícies.

Limpeza de outros meios de transporte

Assim como os carros, todos os outros modos de transporte que você usar precisarão ser higienizados. Quaisquer superfícies tocadas com frequência devem obter uma boa limpeza.

Você pode fazer uma limpeza rápida com um desinfetante em quaisquer tipos de capacetes, luvas ou proteção para os olhos.

Garanta a sua proteção e dos outros enquanto estiver no carro

É impossível distanciar socialmente no carro. Muitas vezes, são levadas de 4 a 5 pessoas em um auto de passeio. Aqui está o problema em potencial no que se refere ao COVID-19. 

Ao longo das décadas, fizemos um ótimo trabalho selando nossos carros. Já reparou como estão quietos por dentro hoje em dia? Isso ocorre porque foram feitos todos os esforços para selar os espaços possíveis para uma melhor acústica. O resultado é que a taxa de ventilação – quanto ar fresco entra no carro – pode ser bastante baixa.

Quando as janelas estão fechadas, o COVID-19 (em finas partículas de aerossol) se acumula na cabine do carro. A cada nova tosse, a concentração aumenta sem que ocorra diluição significativa. A solução: abrir um pouco o vidro da janela, algo em torno de 10 cm. Ventile o interior do carro.

Então, da próxima vez que estiver no carro – seja seu próprio veículo com outras pessoas ou em um táxi ou Uber – abra as janelas um pouco, mesmo que todos estejam se sentindo bem.

Fonte de pesquisa: USA Today

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *