Coronavírus: Como limpar o banheiro de uma pessoa doente

Foto: Prostooleh/Freepik

O banheiro é o ponto comum da casa por onde passam todos os familiares. Por isso, durante a atual pandemia, manter os banheiros, pias, balcões e chuveiros livres de germes é a chave para se manter ainda mais em segurança durante a quarentena. É sabido que o novo coronavírus vive em superfícies duras por até três dias, de acordo com dados publicados no New England Journal of Medicine. Seu banheiro tem muitos deles, logo os hábitos de higiene precisam ser redobrados.

Pensando nisso, preparamos um guia para a correta higiene do banheiro para manter todos da sua casa afastados de toda e qualquer área de possível contaminação.

Siga todas as etapas

Ao se preparar para limpar o banheiro, comece lavando as mãos.

Se você estiver usando os mesmos desinfetantes de sempre, que tal escolher outros de melhor qualidade? A Agência de Proteção Ambiental dos EUA divulgou uma lista de cinco páginas de desinfetantes que são fortes o suficiente para eliminar até aqueles vírus “mais difíceis de matar”, como o do novo corona.

É importante se concentrar na limpeza de áreas de uso comum e com “toques constantes” do banheiro, incluindo interruptores de luz, maçanetas de portas e áreas da pia. Isso também pode incluir áreas menos óbvias que todos na casa provavelmente tocam, incluindo chuveiros, cortinas de chuveiro, ou box, e em torno do assento do vaso sanitário.

Pense da seguinte forma: tudo o que as pessoas da sua casa tocam deve ser limpo. Isso inclui secadores de cabelo, escovas de dentes elétricas, barbeadores ou outros aparelhos no banheiro. Uma dica é usar capas em todos os aparelhos eletrônicos que possam ser limpas de forma separada.

Não tenha pressa: deixe os produtos agirem

Depois de limpar superfícies duras, como pias e balcões, deixe-as de molho de 3 a 5 minutos. É muito importante dar tempo aos produtos de limpeza para a melhor eficácia contra germes e vírus .

Use banheiros separados se um membro da família estiver doente

Se um membro da família ou colega de quarto que vive com você estiver apresentando sintomas do Covid-19, é importante ter um banheiro específico e separar essa pessoa das outras.

Se você não tiver mais de um banheiro, faça com que a pessoa com sintomas limpe as superfícies em que tocou após usá-lo. Se estiver doente demais para limpar, a segunda opção é fazer com que uma pessoa saudável limpe a área. 

Nesses casos, aguarde o máximo que puder antes de entrar, use uma máscara e luvas. Lembre-se sempre de limpar e lavar a máscara e suas roupas após a limpeza.

Proteja-se se estiver ajudando um membro da família doente

Além de uma máscara, sempre use luvas e algum outro tipo de roupa sobre suas roupas comuns ao ajudar algum doente no banheiro. Observe a pessoa, veja o que ela toca e limpe tudo muito bem.

Como precaução adicional, coloque todos os papéis higiênicos que forem usados em um saco plástico antes de descartá-los no lixo. Depois, claro, troque de roupa.

Se alguém em sua casa estiver doente, é importante lavar as toalhas ou roupas sujas separadamente. Para toalhas, tapetes de banho, cortinas de pano e outros materiais macios, opte por uma solução com álcool 7 ou mesmo uma mistura com água sanitária.

O sabão pode funcionar ainda melhor do que desinfetantes

Até agora nós sabemos que os vírus, incluindo o coronavírus, podem viver em superfícies por algum tempo – várias horas, até vários dias – o que significa que precisamos limpar o tempo todo. Isso fica complicado quando muitas pessoas estão estocando produtos de limpeza ou mesmo porque a procura está grande e os fornecedores não estão conseguindo deixar as prateleiras dos mercados com estoque suficiente para todos.

Por outro lado, não há motivo de preocupação. O sabão é um grande aliado. Segundo pesquisas recentes, em um nível microscópico, o novo coronavírus é cercado por um “envelope lipídico”. O sabão trabalha no vírus rasgando a camada de lipídios que envolve as proteínas no interior e separando o vírus. O processo é semelhante qando lavamos um prato gorduroso com sabão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *