Coronavírus: como higienizar roupas, toalhas e roupa de cama

Foto: Pressfoto/Freepik

Em meio à pandemia do coronavírus, a limpeza dos itens domésticos é fundamental. Além de lavar as mãos constantemente, evitar contatos com olhos e boca, e praticar o isolamento em casa, é preciso redobrar a atenção com os hábitos de higienização de roupas, lençóis e toalhas de banho. Confira algumas medidas que devemos ter durante a quarentena.

1. Priorize o uso de água e sabão na lavagem

O novo coronavírus consegue se manter vivo em peças de vestuário durante dias. Roupas de poliéster, por exemplo, podem manter o vírus por mais tempo que o algodão. A limpeza com água e sabão das mãos elimina o vírus e o mesmo ocorre com as roupas. 

2. Altas temperaturas ajudam na esterilização das roupas

Prefira água quente para lavar as roupas, pois ela ajuda a desinfetá-las. O vírus é sensível à altas temperaturas e à ação de detergentes. Embora desinfetantes a base de água sanitária, na concentração de 0,2% sejam o mais eficazes na destruição do vírus, qualquer produto que ataque às gorduras, comuns em vários produtos para lavagem de roupas, irá também atacar a gordura do envelope viral [do vírus] e promover sua inativação. 

3. Evite sacudir e manipular as roupas antes da lavagem

Quando você chega em casa, evite manipular e sacudir as peças que tiveram contato com as ruas. Se as roupas estão com vírus, não é uma boa ideia agitar nem sacudi-las antes de lavar, pois assim podemos liberar o vírus presente no ar. Ao chegar da rua ou de algum local onde o vírus possa ter se ligado ao tecido, retire e junte essas roupas em um local apropriado e em seguida lave as mãos.

4. Atente-se à secagem das roupas

Caso seja possível, dê preferência para a secagem das roupas na maior temperatura adequada dentro da recomendação de cada tecido. A secagem no sol também ser usada para completar a operação. 

5. Esfregue bem as roupas

Os movimentos da máquina de lavar ou esfregar as roupas na lavagem manual contribuem para retirar as sujeiras e auxiliam na eliminação do vírus.

6. Caso more com alguém infectado, separe as roupas das demais

Se na sua casa há alguém com suspeita da doença ou infectado pelo coronavírus, algumas precauções devem ser assumidas. É importante que separar roupas, lençóis, toalhas e demais itens utilizados pelo paciente. Tais itens devem ser higienizados e lavados separadamente!  

7. Toalhas de banho merecem uma atenção maior

As toalhas de banho devem ser individuais, em especial as de rosto, pois alguém pode ter usado antes de forma inadequada.

8. Troque os lençóis com frequência

Por fim, a troca de lençóis e roupas de cama deve ser feita com maior frequência, visto que o vírus pode passar para os tecidos caso estejam em contato com pessoas infectadas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *