Coronavírus: como higienizar as compras do mercado ou da feira

Foto: Mrsiraphol/Freepik

Além dos cuidados que devem ser tomados ao sair de casa para ir a supermercados e feiras, as pessoas também devem dar uma atenção especial à higienização das compras ao chegar em casa, apontam especialistas. Embalagens e sacos plásticos podem servir como meio de contaminação para o novo coronavírus, já que podem ser manuseados por várias pessoas.

Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o novo vírus necessita de um hospedeiro para se multiplicar. A transmissão ocorre somente de pessoa para pessoa, de forma direta ao ter contato com um indivíduo contaminado, ou indireta, tendo contato com uma superfície contaminada e não higienizando as mãos posteriormente.

Por isso, com base em uma reportagem do Portal G1, trazemos algumas dicas de como higienizar as compras do mercado ao chegar em casa.

Como higienizar caixas de leite e embalagens de plástico?

Água e sabão são suficientes para limpar itens que vêm em embalagens de plástico, como os produtos de limpeza.

Para higienizar produtos que sejam à base de papelão, aí pano umedecido com um pouquinho de álcool a 70%. Você pode passar o pano e colocar no armário de forma tranquila.

E as frutas e verduras?

As frutas e legumes devem ser colocados num recipiente com água e 4 gotinhas de hipoclorito de sódio. Mantém por 5 ou 10 minutos, depois despreza essa água e lava com água corrente normalmente.

O que fazer com as embalagens de carnes e peixes?

Nos casos de proteínas como carnes e peixes, a preocupação tem que ser com a embalagem, que pode ter sido manipulada por outros pessoas, e não com o conteúdo em si.

O que fazer com as sacolas plásticas e outras embalagens?

É preciso ter cuidado também com as sacolas plásticas, pois o vírus pode aderir nas superfícies. Por isso, o melhor é descartá-las.

Até mesmo as embalagens de papel devem ser desprezadas, uma vez que não sabemos quem e quantos manipularam essas caixas ou essas embalagens de uma forma recente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *