Coronavírus: dicas de como fazer a higienização da geladeira

Foto: Freepik

Em meio à pandemia do novo coronavírus, muitos são os cuidados fora e dentro de casa. Com a família toda reunida, é muito importante focar na limpeza frequente de todos os cômodos e não se esquecer dos móveis e eletrodomésticos. A geladeira precisa de um cuidado especial, pois alimentos não higienizados podem permanecer com coronavírus.

Embora não haja estudos conclusivos, especialistas indicam que o vírus não morre com a temperatura da geladeira. Pelo contrário, o que se sabe é que as temperaturas mais baixas são mais favoráveis para a manutenção do vírus.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para lhe ajudar na tarefa de higienizar a geladeira e os produtos que vai precisar armazenar durante a quarentena.

1. Todos os alimentos devem ser armazenados em potes com tampas, preferencialmente herméticos.

Antes de manusear qualquer alimento ou recipiente guardado, lave bem as mãos com água e sabão. Os produtos que vêm em embalagens como margarinas, requeijão, refrigerantes e sucos, também devem ser higienizados.

2. Não coloque panelas com alimentos na geladeira.

Dê preferência a potes devidamente higienizados com água e sabão ou mesmo álcool.

3. Os legumes, frutas e verduras devem ser desinfetados assim que chegarem em casa.

Em um recipiente com 1 litro de água, devem ser adicionados 15 ml de água sanitária para que os alimentos sejam imersos por 20 minutos. Depois da desinfecção, secar bem e guardá-los.

4. Limpe com frequência as partes internas e externas

A geladeira pode ser limpa a cada 15 dias e não é indicado utilizar produtos químicos com cheiro forte. Basta diluir uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em dois litros de água morna e utilizar pano limpo ou esponja nova. 

Passo a passo de como limpar a geladeira por dentro:

  1. Primeiramente, desligue a geladeira e retire todos os alimentos do seu interior, já aproveitando para jogar fora o que estiver com o prazo de validade vencido.
  2. Se sua geladeira tem prateleiras e gavetas removíveis, comece a limpeza por elas. Basta lavá-las bem com água morna e detergente.
  3. Já para limpar o interior do eletrodoméstico, passe um pano limpo por tudo, utilizando a solução caseira ou os produtos para limpar geladeira de sua preferência.
  4. Por fim, aguarde então alguns minutinhos para a geladeira secar, antes de ligá-la novamente na tomada e recolocar os alimentos dentro.

Dica para sempre manter a geladeira limpa: Limpe quaisquer resíduos o quanto antes, enquanto eles ainda estiverem frescos. Isso vai tornar a remoção fácil e manter limpos os locais de armazenamento de comida.

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *