Coronavírus: com a família em quarentena, veja como deixar a casa organizada

Foto: Freepik

Manter a casa sempre limpa e bem organizada é importante para nosso bem estar. Não há nada melhor do que uma casa arrumada, com cheiro de limpeza e com tudo no seu devido lugar, não é mesmo? Porém, muitas pessoas estão de quarentena, sem poder sair de seus lares por conta do Coronavírus, e a casa como fica? Geralmente, fora de ordem, principalmente quando se tem crianças. A limpeza e a organização, devem ser inseridas em nossa rotina e não apenas usadas quando tudo já está de “pernas para o ar”.

Pensando nisso, que tal aproveitar esse tempo a mais dentro de casa para dar aquela faxina e colocar tudo em ordem? 

Veja algumas dicas para seguir e deixar tudo bem organizado dentro do seu lar:

Cozinha

Vamos começar por um dos cômodos mais frequentados da casa, a cozinha. Comece separando os alimentos dos armários e geladeira. Veja, a data de validade de cada produto. Acredite! É capaz de achar algo que já tenha vencido!

Organize os alimentos (enlatados ou de saquinho) deixando mais para o fundo os produtos com prazo de validade maior e o que vai vencer primeiro deixe com mais fácil acesso. Se tiver condições, utilize organizadores como cestas, caixas com tampa e aramados, pois eles ajudam a otimizar o espaço dentro do armário, além de manter todos os itens em seu devido lugar.

Sujou, lavou!

Mantenha uma regra na casa, lembrando a todos os moradores que os itens que forem utilizados para o preparo de alguma refeição devem ser lavados logo em seguida, pois assim, evita o acúmulo de louça suja na pia. A mesma regra vale para o fogão, se após o uso ele ficou sujo já aproveite para limpá-lo e não deixe aquela sujeira mais pesada se acumular.

Quarto

O quarto é um ambiente bem íntimo, e principalmente, o local de descanso, por isso é importante que ele esteja sempre limpo e organizado. A primeira dica é:

 Ao acordar, arrume sua cama, e lembre-se de trocar a roupa de cama ao menos uma vez por semana.

– Evite acumular roupas. Quando você deixa as roupas sujas, ou até mesmo limpas espalhadas, faz com que o ambiente fique “pesado”, com ar de bagunça e desordem. Aproveite o momento para dar uma geral no guarda-roupa. Que tal separar aquelas roupas que já não cabem mais em você, ou até mesmo que você já não usa faz tempo? Além de dar mais espaço para guardar outras coisas, você pode estar ajudando alguma Instituição, doando essas peças para quem precisa.

Sala

A sala de estar é o ambiente mais social da casa, onde muitos passam horas assistindo televisão com a família ou mesmo “jogado” no sofá,  lendo um livro.

Por isso, transforme a sala em um espaço agradável, evitando fazer qualquer tipo de refeição sentado no sofá, até mesmo para manter a higiene do local.  Evite deixar livros espalhados, ou controles como os de televisão e vídeo-game. Separe um espaço para deixar esses objetos todos juntos.

Banheiro

Esse é o ambiente que pode causar “discórdia” se não for bem organizado. Por isso, ao terminar de tomar banho, procure secar o banheiro. É importante evitar deixar toalhas tumultuadas no box. Ao terminar de se secar, pendure-as no varal, até mesmo para elas “tomarem um ar” e não ficar com cheiro desagradável.

Não deixe escova de dente, escova de pentear, cremes, perfumes, ou qualquer objeto de uso pessoal, espalhados na pia. Separe um cantinho para guardar tudo, assim o ambiente ficará organizado e limpo.

Lembre-se que nesse período, é importante manter a boa convivência dentro dos lares, e manter um ambiente limpo e organizado, ajuda a evitar discussões desnecessárias em família.

Crie uma rotina de limpeza e organização diária, evitando sempre deixar itens pessoais espalhados pelos cômodos. Todos os dias separe alguns minutos para fazer uma rápida faxina na casa, além de manter sua mente ocupada, vai ajudar também a queimar energia.


Vamos colocar em prática? Bora faxinar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *