Como limpar lustres e luminárias de maneira prática

Os amantes da boa decoração bem sabem que há itens que não podem faltar em casas, e até em escritórios, e um desses itens é a luminária ou até mesmo o lustre. Já que trazem ao ambiente uma elegância e uma autenticidade maior que as simples lâmpadas comuns.

Mesmo trazendo muito mais beleza a qualquer cômodo da casa ou do escritório, limpar lustres e luminárias trazem também um grande transtorno. Como fazer para limpá-los?

As luminárias, quanto mais limpas e claras, fornecem ao ambiente muito mais luz e beleza, por isso, sua limpeza deve ser feita regularmente e não apenas uma vez por ano, como se costuma fazer, apenas no final de ano.  Dessa forma, a limpeza torna-se mais complicada em razão da poeira e a gordura estarem impregnadas no lustre.

Primeira parte: os procedimentos

Para começar o procedimento de limpeza em qualquer um dos tipos de luminária, a primeira coisa a ser feita é manter a segurança do procedimento e isso só pode ser conseguido desligando a energia elétrica da residência. Caso a energia não seja desligada e, por descuido, você tocar em algum tipo de fiação pode correr o risco de tomar um choque elétrico e se ferir gravemente.

Outro item que deve ser verificado é a questão do aquecimento das lâmpadas antes de retirá-las para uma limpeza adequada. Por isso, desligue as luzes e aguarde alguns minutos para iniciar o manuseio das lâmpadas, para que não ocorram acidentes desnecessários.

Depois de feito tudo isso, pegue um pedaço de tecido absorvente ou papel absorvente (em grande quantidade) e coloque em cada uma das entradas das lâmpadas. Para que, durante a limpeza, nenhum produto entre em contato com o soquete das lâmpadas, colocando em risco o bom funcionamento das luminárias.

Então, verifique na embalagem da luminária, se ainda a tiver, quais os procedimentos necessários para a limpeza de seu produto. Caso não a tenha, busque informações sobre ele, pois algumas luminárias ou lustres não são laváveis e caso o faça, pode colocar em risco toda a beleza do mesmo.

Segunda parte: os produtos

Não são todos os produtos que são indicados para limpar lustres e luminárias, especialmente os abrasivos, que em contato com algumas superfícies causam o escurecimento da mesma, e deixando o aspecto muito feio, e ainda pior do que quando estava sujo. Então, procure produtos simples, de preferência a base de água para iniciar a limpeza das superfícies e nunca utilize produtos que contenham solução nociva, que além de fazer mal ao meio ambiente, também podem comprometer a sua saúde e a de sua família.

Terceira parte: a limpeza

Para começar, estenda embaixo da luminária ou lustre um pano ou toalha grande, para que toda a sujeira que sair do objeto caia nela. Assim, a sua sala toda não ficará empoeirada, somente aquela superfície.

Você deve escolher qual o método que vai optar para a limpeza do lustre, se será a seco ou não, pois conforme sua escolha será o procedimento a ser feito. Em ambos os casos, a primeira coisa a se fazer é, com um espanador ou pano limpo, seco e macio, retirar toda a primeira sujeira que está instalada na luminária. Nessa etapa, tome muito cuidado para não esbarrar com força nos cristais ou outras partes de vidro, para que não caiam no chão ou você acabe se cortando por causa disso.

Depois de retirada toda a sujeira mais grossa do produto, com um pano limpo, úmido com um pouco de álcool e macio, com a maior leveza nas mãos, passe ao redor do lustre para tirar toda a sujeira que está grudada. Mas isso deve ser feito em toda a parte do lustre, com bastante paciência, e cuidado. Não adianta fazer de qualquer jeito, pois o resultado não será o esperado.

Deixe secar a luminária e com um pano seco, faça todo o trabalho novamente para retirar qualquer impureza que possa ter ficado do procedimento anterior. Depois de feito isso, certifique-se de que toda ela está bem limpa e seca.

Ao limpar lustres e luminárias, o essencial é que não se use produtos fortes, mas, se preferir, há sprays de limpeza que podem ser comprados em lojas especializadas. Através deles, basta pulverizar nas luminárias e retirar as impurezas com o auxílio de um pano seco. Porém, não são todos os materiais que suportam esse tipo de intervenção, como já dissemos, por isso, é importante se verificar caso a caso.

Assim que terminar toda a limpeza, retire o papel ou tecido que foi colocado no lugar das lâmpadas e as coloque de volta. Então, ligue de volta a energia e a luminária e veja se o seu trabalho deu resultado.

Faça essa limpeza nas luminárias ao menos uma vez por mês, para que a sujeira e os bichinhos não acumulem e assim, cause mais trabalho na hora de executar a limpeza novamente. Não se esqueça de observar bem qual o material que foi fabricado o lustre e luminária. Dessa forma você não erra na hora da limpeza e terá sempre um ambiente claro e agradável para desfrutar.

Quer uma dica ainda melhor? Contrate profissionais de limpeza Parafuzo!


Muito mais com a Parafuzo

A Parafuzo surgiu para te ajudar a encontrar o profissional ideal para a sua necessidade. É possível contratar uma diarista para fazer a faxina da sua casa ou escritório, podendo escolher entre uma limpeza comum, pesada, pós-obra ou pré-mudança. Além disso, você também pode encontrar o profissional perfeito para passar sua roupa ou fazer a montagem dos móveis de casa. É rápido, prático e muito seguro.

Profissionais capacitadas e de confiança

A gente reúne um grupo de profissionais verificadas, capacitadas e orientadas pra cuidar da sua casa. Pedir indicações? Nunca mais!

É tudo via app ou site!

Desde o agendamento até o pagamento, é tudo feito pelo aplicativo ou mesmo pelo site. Não precisa nem sair do sofá.

Atendimento 7 dias da semana

Nós temos uma equipe de atendimento incrível disponível para resolver qualquer problema ou dúvida. Quer bater um papo com a gente? É só entrar no site e clicar no chat.

Agendamento Parafuzo