Como é ser diarista numa cidade como São Paulo?

Ser diarista em São Paulo é muito desafiador, mas é também uma grande oportunidade de desenvolvimento e melhoria de vida para milhares de profissionais.

Ser diarista é uma tarefa dura e que demanda muita responsabilidade. Cabe a esses profissionais a missão de deixar o ambiente onde o contratante vive limpo e harmonioso para sua chegada, de procurar sempre entregar um serviço da maior qualidade, preencher sua agenda e obter satisfação de quem as contrata. É bom notar que o contratante Paulistano e residente em São Paulo é muito ocupado, estressado, exigente e intolerante a quaisquer erros e atrasos.

Os profissionais de limpeza (diaristas) percorrem diferentes bairros, casas, apartamentos e ambientes comerciais todos os dias. Numa megalópole como São Paulo, chegam a percorrer 50-80 quilômetros entre os diversos serviços de um mesmo dia. Todos estão atrás de objetivos diferentes e sonhos para concretizarem. É muito gratificante ver que, com muito esforço e dedicação, eles estão conseguindo alcança-los!

E como esses profissionais, apesar de um cotidiano tão corrido, conseguem se sentir motivados? O que é ser um bom diarista para eles e como eles se sentem?

A equipe da Parafuzo fez uma série de entrevistas com profissionais que atuam em sua base de prestadores de serviço de limpeza.

Abaixo alguns depoimentos reveladores do dia-a-dia dessas profissionais:

Whatsapp image 2017 02 22 at 08.59.16

“Não preciso estar sempre na mesma casa, fazer um serviço diferente a cada dia me motiva, os clientes confiam em meu trabalho e sempre pedem meus serviços. Não me vejo trabalhando em uma empresa o dia todo. Fazem 10 anos que trabalho como diarista e tenho flexibilidade de escolher meus serviços e trabalhar quando posso”.

Cristiane Alves Santos – profissional com melhores notas, 2017

Perfil silvanete

“Trabalho com diárias desde os 16 anos de idade. Para mim ser diarista é ser profissional, é cumprir o que foi combinado com meu cliente. Nem todas as pessoas estão aptas a realizar um serviço doméstico e eu me sinto bem em poder suprir a necessidade do cliente. Minha maior motivação é o reconhecimento”.

Silvanete Trindade de Oliveira – profissional desde 2016

O dia-a-dia corrido não é problema para essas mulheres e (alguns homens) que atuam como profissionais de limpeza. Eles possuem muita coragem, estão em busca de melhoria de vida e encaram o papel de diarista com muita seriedade e comprometimento.

A profissional Carla Aparecida também nos conta um pouco sobre como foi o início de sua profissão de diarista. Ela também relata o que conquistou através das prestações de serviços realizadas e o que motiva a continuar.

“Um trabalho bem feito chama a atenção de todos. É a minha carta de apresentação. Liberdade de escolher os dias que trabalho. Posso cuidar da minha filha, da minha casa. Terminar de criar a minha filha com dignidade. Fazer uma faculdade. Ao me credenciar, não olharam a minha idade e sim o que eu podia fazer. Hoje estou pagando minha casa própria e sei que posso contar com essa empresa”.

Carla Aparecida – A profissional está desde 2014

E, por fim, leia abaixo o depoimento da profissional Cricia dos Santos que obteve destaque no mês de abril deste ano por ser uma profissional nova que já se tornou uma das mais requisitadas pelos clientes. Ela nos relatou sua maior motivação para realizar suas prestações com todo capricho e atenção aos detalhes.

“Minha maior motivação em ser diarista são as minhas filhas, eu busco sempre evitar erros e ser uma boa profissional e meu maior sonho é poder dar a elas sempre o melhor. Trabalho sempre dando foco naquilo que meus clientes precisam primeiro e me senti muito feliz ao saber que todos ficaram muito satisfeitos”.

Cricia dos Santos – Nova profissional atuante

A Comunidade de Profissionais

A Parafuzo é uma plataforma que conecta clientes contratantes a prestadores de serviço de limpeza autônomos e criteriosamente selecionados. Estamos presentes em mais de 20 municípios da Grande São Paulo e de outros importantes centros metropolitanos no país. São milhares de profissionais cadastrados e disponíveis a atender serviços todos os dias da semana.

Empregadas Domésticas x Diaristas

É bastante comum que algumas pessoas ainda confundam a profissão de “diarista” com “empregada doméstica”, porém eles são bastante diferentes. Embora o tipo de serviço seja semelhante, as empregadas domésticas e as diaristas possuem direitos diferentes, observe:

Empregadas domésticas, são as profissionais que prestam serviços em determinada residência ou para uma família de forma contínua. Essas profissionais possuem direitos trabalhistas como: salário mínimo, hora-extra, férias, 13° salário, vale-transporte, licença maternidade, entre outros benefícios.

Diaristas são as profissionais que trabalham de forma autônoma, sem vínculo empregatício e realizam suas atividades de forma eventual, para quantas pessoas desejarem. Esses profissionais recebem a quantia designada pela prestação de seus serviços, conhecida como “diária”. Alguns profissionais já se tornaram MEI (Microempreendedor Individual) e, assim, têm acesso a maiores benefícios tais como: aposentadoria, auxílio doença, auxílio maternidade entre outros. Para atuar na plataforma Parafuzo o profissional de limpeza, diarista, precisa ser MEI.

Em resumo, observamos que profissionais de limpeza têm atualmente duas opções de regularizarem sua atividade profissional. Podem optar pelo modelo CLT, com trabalho fixo e todos os respectivos benefícios. Ou podem exercer o trabalho de forma autônoma e flexível – e até trabalhar esporadicamente – regularizados pelo sistema MEI (Microempreendedor Individuais).


Muito mais com a Parafuzo

A Parafuzo surgiu para te ajudar a encontrar o profissional ideal para a sua necessidade. É possível contratar uma diarista para fazer a faxina da sua casa ou escritório, podendo escolher entre uma limpeza comum, pesada, pós-obra ou pré-mudança. Além disso, você também pode encontrar o profissional perfeito para passar sua roupa ou fazer a montagem dos móveis de casa. É rápido, prático e muito seguro.

Profissionais capacitadas e de confiança

A gente reúne um grupo de profissionais verificadas, capacitadas e orientadas pra cuidar da sua casa. Pedir indicações? Nunca mais!

É tudo via app ou site!

Desde o agendamento até o pagamento, é tudo feito pelo aplicativo ou mesmo pelo site. Não precisa nem sair do sofá.

Atendimento 7 dias da semana

Nós temos uma equipe de atendimento incrível disponível para resolver qualquer problema ou dúvida. Quer bater um papo com a gente? É só entrar no site e clicar no chat.

Agendamento Parafuzo