DiaristasDicas de FaxinaLimpeza domésticaOrganização da casaQualificação profissional

Como começar um mutirão de limpeza em espaços muito bagunçados

Handsome cleaners cleaning living room

Se arrumar é um verbo inexistente no vocabulário de muitas pessoas, imagine sua colocação em prática. Esse pânico de arrumação aparece, especialmente, para quem tem o mau hábito de manter espaços bagunçados e desorganizados em sua residência ou mesmo no trabalho. Mas limpar e organizar esses cantinhos do caos não precisa ser um desafio impossível. Quer saber como alcançar essa façanha? Então confira agora mesmo nosso post e aprenda algumas estratégias para começar uma limpeza eficiente do seu templo da desordem:

Separe o que é desnecessário

O primeiro passo para se começar uma limpeza produtiva em um lugar com um grande acúmulo de tralhas é rever a necessidade de guardar alguns itens. Você precisa chegar ao local com a intenção de avaliar o que é realmente importante e o que pode ser doado ou simplesmente jogado fora. É imprescindível que se faça isso logo de início porque a desorganização e a bagunça, muitas vezes, são consequência de um excesso de artigos desnecessários armazenados em um mesmo local.

Assim, separe caixas grandes de papelão e comece a definir o que pode ser reaproveitado por outras pessoas, o que pode ser vendido e o que precisa ser jogado fora. Pode parecer difícil se desapegar de alguns itens em um primeiro momento, mas depois você vai entender que se desfazer de coisas em desuso, que só ocupavam espaço e acumulavam poeira, vai ser muito melhor para manter a limpeza e a organização em dia.

Disponha os itens por categorias

Depois de devidamente retirados alguns — de preferência muitos! — itens, é hora de organizar o que vai efetivamente ficar. Estabeleça categorias que permitam encaixar materiais semelhantes em um mesmo conjunto — como livros, artigos de decoração, itens de cozinha e de quarto, por exemplo. Somente retirando esses objetos e organizando tudo por categorias é que você vai poder visualizar quanto espaço será realmente necessário para guardar cada grupo corretamente. Aproveite esse momento para fazer a limpeza dos espaços vazios, como os armários, móveis, as gavetas e prateleiras.

Avalie o espaço disponível

Agora que você retirou tudo do lugar, dividiu em categorias — e subcategorias, se necessário — e conseguiu limpar os locais que antes estavam tomados pela bagunça, que tal avaliar concretamente o espaço que você tem disponível para começar a reorganizar tudo?

Nesse momento, além de entender o que pode ser colocado nas gavetas, nos armários e nos nichos, é hora de repensar a disposição de alguns móveis, para aproveitar espaços que podem estar perdidos pelos cantos da casa afora. Estude bem essa nova disposição e comece a colocar tudo em seu devido lugar.

Uma observação importante para essa parte da organização é não ter medo de retirar itens que ficaram mal posicionados ou distribuídos para colocar em outro lugar. Essa é a hora ideal para você testar novos espaços!

Termine de limpar tudo

Terminou de guardar tudo? Ótimo! Agora é só finalizar a limpeza, dando um toque final no chão — que deve estar imundo da poeira e sujeira retiradas dos objetos —, nos móveis, nos tapetes e na parede, se necessário. E pode respirar aliviado, porque chegou à parte final do seu mutirão de limpeza! Ufa!

Depois que você finalmente conseguiu enfrentar o medo de limpar e organizar aquele espaço que parecia ter vida própria, de tanto que a bagunça se multiplicava, é hora de aprender a fazer a manutenção de toda essa organização. Estabeleça regras para o local, como sempre guardar um item que foi retirado para o mesmo lugar de onde saiu e, se sujar algo, limpe imediatamente. Aprender a manter a organização é o passo definitivo para que seu espaço não volte a ser o caos que era antes.

Com essas dicas em mãos, você está preparado para encarar um mutirão de limpeza naquele cantinho que parece nunca ter visto a cara da limpeza antes. Pronto? Ficou ainda alguma dúvida? Comente aqui e nos conte sobre suas experiências!

Comentários

Leave a Response