DestaqueDicas de Faxina

Bicarbonato de sódio: aliado poderoso na limpeza doméstica

Devido à sua propriedade levemente alcalina, o bicarbonato de sódio pode agilizar a faxina

Muito mais prático e mais barato do que alguns produtos que estão no mercado prometendo resultados milagrosos na faxina, o bicarbonato de sódio pode ser um grande aliado para quem trabalha com a limpeza doméstica.

Para preparar um multiuso poderoso à base de bicarbonato, basta misturar em um borrifador 200 ml de álcool, 4 colheres de sopa de bicarbonato e duas colheres de sopa de vinagre branco.

Outra receita eficaz, que pode ser usada para limpar o banheiro e remover gorduras do forno e do fogão, é a pasta de bicarbonato, feita com cinco ou seis colheres do composto, 2 colheres de água e suco de um limão.

Pensando nas utilidades que podem facilitar e muito a rotina de casa, o Dicas de Faxina selecionou algumas formas de usar bicarbonato de sódio na limpeza. Confira:

Tirar bolor

Misture o suco de dois limões, duas colheres de sopa de bicarbonato e vinagre branco. Aplique nas paredes e esfregue com bucha ou escova de limpeza.

Limpar vaso sanitário

Dilua uma colher de chá de bicarbonato em um copo de água, podendo reaplicar a mistura caso o vaso esteja muito sujo. Esta solução tira o amarelado das peças brancas e evita o acúmulo de bactérias.

Lavar a roupa

Misture uma colher de bicarbonato de sódio ao sabão em pó quando for lavar roupas brancas. O produto ajuda a tirar manchas das peças.

Limpar geladeira e micro-ondas

Com um pano úmido e uma mistura de 300 ml de água e três colheres sopa de bicarbonato de sódio, a limpeza ocorre facilmente. Para evitar aquele cheiro desagradável, deixe um recipiente com duas colheres de bicarbonato em qualquer espaço da geladeira.

Limpar tábua de carne

Retire odores da tábua de madeira esfregando bicarbonato em pó na superfície, como uma esfoliação.  A quantidade de produto vai depender do tamanho da tábua. Não se esqueça de lavá-la bem após a aplicação.

Limpar panela queimada

Polvilhe bicarbonato no fundo da panela queimada, adicionar água quente e deixar de molho. Deixe uma noite, no outro dia a limpeza será muito mais fácil.

Limpar forno

Despeje uma caixa de bicarbonato de sódio em água até virar uma pasta e espalhe nas partes sujas. Deixe durante a noite. No outro dia, esfregue com uma esponja e limpe com um pano úmido.

Desentupir pia

Faça uma mistura de 1/2 xícara de bicarbonato de sódio e 1/2 xícara de sal refinado e jogue dentro do ralo. Em seguida, pegue ½ xícara de vinagre branco morno e coloque no ralo também. Com um pano, cubra o ralo por cerca de 30 minutos e depois finalize despejando água fervente.

Limpar máquina de lavar

Se a sua máquina de lavar estiver com mofo, um pouco de bicarbonato de sódio pode ajudar a eliminar maus cheiros. Basta despejar uma mistura de bicarbonato de sódio e água no compartimento para colocar o sabão em pó e, em seguida, executar o ciclo de lavagem na configuração mais quente.

Tirar odores de potes plásticos

Para limpar sobras de comida, marcas e odores dos recipientes de plástico, basta dissolver bicarbonato de sódio em água morna e imergir os potes por cerca de 30 minutos nessa mistura.

Desodorizar estofados e tapetes

Aspire o sofá, tapete ou carpete para retirar sujeiras superficiais como cabelos e migalhas. Depois, polvilhe bicarbonato de sódio e deixe por 15 minutos (ou durante a noite toda, para odores mais fortes). Em seguida, passe o aspirador de pó outra vez, para retirar o produto.

 

Veja também: Sal de cozinha, um coringa na cozinha

 

Comentários

Leave a Response