DiaristasDicas de FaxinaLimpeza domésticaQualificação profissional

Aprenda a usar produtos de limpeza como quem entende do assunto

Cleaning items in bucket isolated on white

Talvez você esteja achando nossa turminha pretensiosa demais, afinal, quem esse povo pensa que é para dizer que entende de limpeza como ninguém, não é mesmo? Pois é, meu amigo, mas nós tivemos mesmo que deixar a modéstia de lado, porque depois de pilhas e pilhas de louças lavadas, trouxas e mais trouxas de roupas esfregadas e milhares de faxinas feitas, viramos verdadeiros especialistas no assunto.

Se você é dessas pessoas que confundem água sanitária com cloro e vivem passando álcool em tudo quanto é superfície, não pode partir para a próxima limpeza sem antes ler atentamente nosso artigo, já que resolvemos desvendar aqui todos os mistérios da alquimia dos produtos de limpeza. Ficou curioso? Então confira:

Sabão em pó: tecidos e nada mais

Ah, esse você conhece bem, não é verdade? Trata-se de um detergente em pó alcalino, que serve para lavar tecidos — e só tecidos, entendido? É um erro combinar o produto com água sanitária, pois essa mistura pode formar uma fumaça tóxica super prejudicial. Olha o perigo! Passar sabão em pó no piso achando que está abafando na limpeza também é um erro, pois a alcalinidade pode provocar a corrosão dos revestimentos. Aí em vez de um chão de dar inveja vai acabar com um chão de pedir para chorar!

Álcool: vilão ou mocinho?

O Ministério da Faxina adverte: álcool faz bem para limpeza, desde que usado da forma certa. O álcool desinfeta superfícies e é super indicado para limpar metais, espelhos e vidros, sendo que os produtos com concentração de 98% possuem propriedades desengordurantes e os com concentração de 70% são poderosos na destruição de micro-organismos. Só não pode inventar de passar álcool nas superfícies emborrachadas, pois elas acabam enrijecendo. Nesse caso, o mocinho da limpeza acaba se transformando em vilão. Ou seria o príncipe em sapo?

Água sanitária: a irmã delicada do cloro

Apostamos que na sua casa não falta água sanitária, certo? E está mais que certo, colega, porque esse produto é multifuncional, alvejando e desinfetando. Composto por cloro e água, deve ser usado para eliminar as bactérias de legumes, frutas e verduras. Também dá uma mãozinha na lavagem de roupas, na limpeza de azulejos, na higienização de vasos sanitários e no clareamento das mais variadas superfícies. Mas se uma gotinha de água sanitária cai sobre seus lindos tecidos coloridos, prepare-se para uma tragédia. E a menos que você curta roupas manchadas, não faça essa experiência, viu?

Cloro: a bênção de cada dia

O cloro nosso de cada dia também é alvejante e desinfetante, mas, ao contrário da água sanitária, ele é puríssimo, sem diluição. Esse produto deve ser utilizado para tratar a água da piscina, branquear linho e algodão e esterilizar áreas como banheiro e piscina. Por ser um produto forte, pode causar queimaduras e irritações na pele e nos olhos. Isso significa que você deve ter muita calma na hora do manuseio! Nada de sair espirrando cloro para todo lado, a torto e a direito!

Desinfetante: o anfitrião sem educação

Um baita esterilizador: assim pode ser definido o desinfetante. Ele é mal educado mesmo e expulsa sem dó nem piedade os germes e as bactérias da sua casa. Ele chega chegando e nada de beijo no canto da boca, mas, sim, chute no traseiro dos intrusos! Além disso, esse produto aromatiza os ambientes e utensílios, sendo responsável por aquele famoso cheirinho de limpeza tão desejado.

Detergente líquido: esse é um bom companheiro

E ninguém pode negar: esse aqui é amigo do peito! Companheiro inseparável na hora de lavar louças, o detergente líquido é ótimo para remover a gordura de superfícies laváveis — como vidros, plásticos, metais, azulejos, paredes, pisos e alumínio, por exemplo. Só não pode focar na esfregação e se esquecer de enxaguar corretamente, tá?

E então, agora que você já é um expert nos produtos de limpeza, que tal colocar seus novos conhecimentos em prática dando aquele trato na casa? E não se esqueça de passar aqui na volta para conferir mais dicas e deixar seu comentário!

 

Comentários