Dicas de FaxinaLimpeza de escritóriosLimpeza domésticaOrganização da casa

Aprenda a armazenar e limpar corretamente seus livros para uma vida longa

Para os adoradores — e devoradores! — de bons livros, saber a melhor forma de armazená-los e limpá-los é fundamental. É preciso ter um lugar especial para guardar as obras de que mais gosta para poder consultá-las sempre que quiser, pois a falta de cuidado e a simples passagem do tempo podem prejudicar o material, deixando-o com um aspecto envelhecido e até mesmo soltando e desgastando páginas.

Existem algumas dicas e práticas que podem ajudar no cuidado com os livros, para que eles ganhem vida longa. Quer saber que dicas são essas? Então confira agora mesmo nosso passo a passo para aprender a armazenar e limpar corretamente seus livros:

Defina um local arejado para armazenar seus livros

Pode ser no seu quarto, em algum lugar reservado da sua sala ou, se tiver um local especificamente destinado à prática da leitura, melhor ainda. O ideal é que seja um local de fácil acesso e nada abafado, evitando mofo ou qualquer outro problema que venha a prejudicar esses materiais.

Prepare uma estante para receber suas obras

O ideal é que sejam estantes de metal. No entanto, as de madeira também podem ser utilizadas, desde que estejam em ótimo estado e completamente livres de cupim. Também é importante deixar um espaço entre a estante e a parede, para que os livros não peguem umidade, e, sempre que possível, manter os exemplares guardados na vertical.

Organize o material por assunto ou autor

Outro fator importante quando se fala em organização de livros é a categorização. É comum precisar fazer alguma consulta ou se lembrar de algum volume específico que deseja reler e acabar não encontrando. Dessa forma, procure pensar na sua coleção como uma verdadeira biblioteca, separando tudo de acordo com o tipo de assunto e, se possível, com o autor também.

Estabeleça um período para fazer a limpeza de seus exemplares

Transforme esse cuidado com os livros algo constante em sua rotina. Tire um dia por semana, por exemplo, para limpar todo o local. Quanto mais constante se tornar essa atitude, melhor para você e para seus livros!

Separe os volumes em piores condições de conservação

É preciso, principalmente no início, separar todos os livros que estão há mais tempo sem cuidado, reservando um tempo especial para eles. Procure analisar as necessidades de limpeza das capas e das páginas, uma a uma. É trabalhoso, mas necessário.

Utilize os produtos adequados

Para limpar qualquer livro, você pode utilizar um pano de algodão seco ou levemente úmido. Fique atento para não deixar o pano muito molhado, correndo o risco de danificar as páginas dos seus livros. Segure o pano — ou qualquer que seja o tecido — de maneira delicada, tratando de não esfregar a página, e faça toda a limpeza com muita calma e carinho.

Após todos esses cuidados, procure manter seus livros sempre bem cuidados. Atitudes simples fazem toda a diferença na duração desses materiais, que podem ser muito úteis por muitas e muitas gerações.

Agora que você já sabe como armazenar e limpar corretamente seus livros, comente aqui e nos conte: como você fazia essa arrumação antes? Aproveite para deixar aqui suas próprias sugestões! Participe!

 

Comentários

Leave a Response