A melhor alternativa para contratar uma diarista para o seu escritório

Foto: Senivpetro/Freepik

Manter o ambiente de trabalho limpo e organizado é importante para o bem-estar dos colaboradores e para atender da melhor forma todos os clientes. Afinal, também é preciso causar uma boa impressão. Nessas horas, é comum procurar serviços de diarista para se responsabilizar pela limpeza.

Você sabe como funciona esse serviço? É bem comum surgirem dúvidas sobre quais são as regras sobre diaristas, as vantagens dessa contratação ou as melhores formas de encontrar profissionais para fazer a limpeza do escritório.

Mas não precisa se preocupar: para ajudar, preparamos essa dica com algumas informações que você deve saber sobre a contratação de diaristas para a sua empresa. Confira!

Qual a diferença entre empregado doméstico e diarista?

Essa é a dúvida mais comum e também a mais importante por causa das regras que devem ser observadas em cada situação. A principal diferença é que o empregado doméstico ou contratado para a limpeza empresarial presta um trabalho contínuo, com registro em CTPS, enquanto as diaristas são profissionais autônomas que prestam serviços de forma eventual, sem relação de emprego.

Porém, é importante destacar que nas empresas não é possível a contratação de empregados domésticos — essa denominação é aplicável somente aos trabalhadores que prestam serviços à pessoa ou família.

De qualquer modo, ao optar por contratar um empregado para prestar serviços contínuos de limpeza, a empresa precisa pagar a remuneração acordada, seguindo o salário mínimo vigente ou o piso da categoria, além de outros direitos trabalhistas, por exemplo:

  • Férias;
  • 13º salário;
  • Horas extras;
  • Adicional noturno;
  • Vale-transporte;
  • FGTS;
  • Aviso prévio;
  • INSS.

Como consequência, ter um empregado responsável pela limpeza costuma trazer mais custos quando comparado com a contratação de diaristas.

O que diz a lei sobre a relação entre empresa e diarista?

Como eu disse antes, a diarista empresarial é uma profissional autônoma, portanto, não se trata de uma relação de emprego e não é necessário fazer o registro em CTPS.

Contudo, é importante ter atenção à frequência da prestação de serviço: de acordo com a legislação trabalhista, quando uma pessoa presta serviços mais de 2 vezes na semana no mesmo local, é possível reconhecer o vínculo empregatício judicialmente.

O pagamento deve ser feito por dia de trabalho, conforme o valor acordado com o profissional. Uma ótima forma de garantir mais segurança nesse contrato é procurar profissionais que estejam registrados como MEI e emitam nota fiscal.

Para garantir mais segurança para as empresas que optam por contratar profissionais autônomos, a reforma trabalhista (Lei n.º 13.467), que alterou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), deixou claro que a contratação de autônomo afasta a qualidade de empregado, desde que cumpridas todas as formalidades legais.

A melhor alternativa para contratar diarista para a sua empresa

São muitas as vantagens ao contratar a Parafuzo para limpeza do seu escritório. A primeira é a flexibilidade, tendo em vista que você pode contratar profissionais de acordo com a demanda, sem precisar de um contrato a longo prazo ou ofertar serviços contínuos.

Outro ponto fundamental é a redução de custos: como não há vínculo empregatício, não é preciso pagar as diversas verbas trabalhistas previstas na CLT. Todas as diaristas credenciadas são registradas como MEI. Além disso, como o pagamento é feito pelas horas efetivamente trabalhadas, a empresa otimiza os gastos.

Você consegue contratar diaristas para fazer a limpeza da empresa por períodos de 3 a 8 horas de duração. Além disso, você tem vantagens em nossos planos de assinatura semanal ou quinzenal, com descontos em todos os serviços agendados, e conveniência de pagar por cartão de crédito.

Finalmente, as diaristas prestam serviços especializados, com treinamentos e capacitações sobre as melhores técnicas e o uso correto dos produtos. Assim, você conta com uma limpeza otimizada na empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *