Organização da casa

8 tarefas para a criançada ajudar a patroa

Spring cleaning in the kitchen

Como diria a eterna rainha dos baixinhos, Maria da Graça Xuxa Meneghel, criança tem o direito de brincar e se divertir. Certo? Certo! Mas como diriam nossas queridas avós, elas também precisam ser responsáveis pela bagunça que fazem, aprendendo, desde cedo, sobre organização e limpeza! Certo também? Pois certíssimo!

Ao contrário do que se pode pensar, os pimpolhos estão, sim, prontos para realizar inúmeras tarefas domésticas, desde que elas sejam adequadas a seus tamanhos e idades. Quer você também aprender a delegar tarefas para esses projetinhos de gente? Então confira já nosso post e monte agora mesmo um miniexército da limpeza para chamar de seu!

Guardando as armas

Ao contrário do que muitos pais pensam, essa é uma atividade que deve ser exclusiva das crianças, já a partir dos 2 anos de idade. Afinal de contas, elas geralmente são as únicas donas dos brinquedos, devendo, desde cedo, aprender a ser responsáveis por seus pertences. E a regra é básica e muito clara: brincou? Então guardou!

Arrumando o refeitório

Diferentemente da beleza, que não põe mesa, criança pode pôr sim! Essa é uma tarefa bastante simples, que os pupilos a partir dos 4 anos já estão totalmente preparados para desempenhar. Assim, faça-os participar da hora do rango não só para comer!

Ajeitando a cama

Seu filho acabou de acordar e aí você fica com dó de mandá-lo fazer sua própria cama? Pois saiba que, mesmo cheio de preguiça, ele está mais do que preparado para ajudar na primeira tarefa do dia! A tarefa é muito simples e indicada para crianças a partir dos 6 anos. Quem sabe os pimpolhos não pegam no embalo do toque da corneta e já dão aquela arrumadinha esperta no quarto?

Separando os trapos

A partir dos 6 anos, nada de roupa suja guardada no armário ou espalhada pelo chão afora, viu? Nessa idade, as crianças já estão super aptas para separar as roupas sujas das limpas, colocando cada tipo nos cestos apropriados. Afinal, não é porque o quartel está cheio que precisa ficar zoneado, certo?

Colocando para lavar

Mais crescidinhas, lá pelos 9 anos, as crianças já podem começar a colocar as roupas diretamente na máquina de lavar! Você só vai precisar instruí-las sobre o funcionamento do equipamento e pronto: com certeza, espertas do jeito que são, vão assimilar rapidinho a tarefa!

Regando a relva

Seus filhos querem passar um tempo no jardim? Por que não aproveitar e pedir para que eles molhem e cuidem das plantinhas? Vai ser uma divertida e refrescante tarefa para eles, que, de quebra, vão aprender a importância de cuidar do verde.

Lavando as cumbucas

Essa é uma tarefa para a qual a maioria dos pais já recorre à mãozinha dos filhos. E a partir dos 10 anos eles podem, sim, desempenhá-la muito bem. A única precaução que se deve ter é em relação ao contato com vidro e objetos cortantes. No mais, é sabão na bucha, bucha na sujeira e sujeira para o ralo!

Preparando a gororoba

A partir dos 11 anos de idade, os baixinhos nem tão baixinhos assim já podem preparar algumas refeições mais simples, como lanches, saladas e sucos, por exemplo, conseguindo juntar ingredientes e montar pratos básicos. Sem fogo, viu? Então abuse dessa mão de obra nada qualificada, mas bem disposta e criativa, e faça-os providenciarem suas próprias marmitas!

E então, pronto para colocar seus soldados rasos para para trabalhar? Tem alguma outra dica para fazer com que os baixinhos ajudem nas tarefas domésticas? Comente aqui e compartilhe suas experiências e sugestões com a gente!

 

Comentários