Dicas de FaxinaLimpeza domésticaOrganização da casa

7 dicas para sua casa não virar uma colônia de baratas ou o lar das formigas

Depositphotos_34230455_s

Sua casa por acaso lembra um esgoto ou um formigueiro? Pois tomara que não! Assim, não faz nenhum sentido viver rodeado por baratas e formigas, não concorda? Essas visitas indesejadas, além de comprometerem a higiene dos ambientes, podem prejudicar a saúde dos moradores, sabia? Apesar de serem bichinhos pequenos, esses insetos são os vilões da limpeza, podendo causar verdadeiros estragos na sua residência. E você vai deixar? Confira já nosso post e se torne um verdadeiro exterminador de pragas, um Ghostbuster moderno, um Roto Rooter do asfalto, enxotando de vez esses malfeitores do seu endereço!

Poupe seus superpoderes

Pode soar clichê, mas quando se trata desses bichinhos traiçoeiros, prevenir é melhor do que remediar, porque uma vez que eles chegam, você sabe bem como é difícil exterminá-los de vez. Assim, para garantir que as baratas, moscas e formigas fiquem longe da sua casa, o melhor caminho é a prevenção. Comeu metade? Guarde o resto! Buraquinhos nos azulejos? Silicone neles! Melhor guardar seus poderes para bichos maiores, certo? Vai que um jacaré entra pela porta para se esconder da chuva…

Tire a chave dos cunhados


Já que a palavra de ordem é prevenção, procure manter o quintal sempre limpo, removendo as sujeiras do seu bichinho de estimação e colocando telas nas portas e janelas. Ponha na sua cabeça, de uma vez por todas, que prevenir a visita desses insetos é muito mais fácil do que mandá-los embora. Afinal, esses hóspedes são tão folgados quanto seus familiares desempregados: normalmente quando chegam estão dispostos a ficar por muito mais tempo do que você está disposto a aguentar.

Dê banho na lixeira

O lixo atrai muitas baratas e formigas, por isso é importante não deixar que ele acumule. Então anote aí: seja uma boa pessoa e respeite os dias de coleta! Além disso, crie o hábito de deixar a lixeira sempre fechada e, quando retirar os sacos, lave e desinfete sua lixeira. Acredite: essa é uma providência tão chata quanto necessária.

Obrigue os insetos a jejuarem


A cozinha é o grande foco dos insetos, que aparecem em busca, claro, de alimentos. Mas saiba que solucionar esse problema é bem mais simples do que parece: basta manter o ambiente sempre limpo e seco. Aqui vale a regra do sujou, limpou! Esperar um bocadinho de nada para fazer a limpeza pode custar caro, pois as formigas são muito rápidas no gatilho, sentindo o cheiro de comida de longe. Assim, a não ser que você seja adepto do churrasquinho de barata ou da farofa de formiga, trate de manter tudo nos conformes! Formigas e baratas em greve de fome nada voluntária, aqui vamos nós!

Cozinhe a poção mágica

Existem receitas caseiras bastante eficientes para afastar as formigas e baratas da sua casa. Colocar cravos da índia em pontos estratégicos da residência, por exemplo, funciona muito bem. Borrifar vinagre nas janelas e balcões também é uma saída matadora para afastar as pequenas visitantes. Já para afastar as baratas, nada melhor do bicarbonato e folhas de louro! Hora de dar uma de Bruxa do 71 e colocar tudo no caldeirão!

Escale o Monte Everest

Se você não quer ver formigas e baratas trafegando livremente pela sua cozinha, então não deixe uma montanha de vasilhas dormirem sujas na pia. As baratas são insetos noturnos, que se atraem pela sujeira acumulada nas louças. E aí você já viu: quando menos se der conta, o problema já terá se instalado. Encare a preguiça da louça e tome fôlego para escalar esse monte antes que a avalanche tome conta!

Convoque o Tim Maia

tim maia

Se depois de tentar de tudo, as inconvenientes fulaninhas não derem as mil patas a torcer, admita que sozinho você não vai conseguir. Recorra à dedetização e se livre de vez dessas desocupadas! Afinal, se deu problema, chame o síndico!

E então, pronto para expulsar de vez essas visitinhas abusadas? Tem alguma outra sugestão para despachar as baratas e formigas para uma colônia de férias na Cochinchina? Comente aqui e compartilhe suas opiniões e experiências com a gente!

Comentários