6 dicas para caprichar na faxina de fim de ano

Foto: Freepik

Dezembro: para alguns, mês de férias. Para outros, hora de arregaçar as mangas e caprichar na limpeza. Afinal, é preciso deixar a casa em ordem para receber os familiares e amigos para o Natal e Ano Novo.

Não sabe por onde começar? Preparamos 6 dicas que vão ajudar você a se programar e simplificar essa tarefa. Vamos lá!

1. Objetivos claros

Muita gente que se arrisca na faxina tem a mania de pegar a vassoura e os panos e sai limpando sem nenhum tipo de planejamento. A regra primordial é saber se planejar e qual o tipo de faxina vai precisar realizar (uma mais superficial para receber visitas ou uma mais detalhada).

Em primeiro, defina o tempo que vai ter para a limpeza. Em seguida, administre esse tempo para fazer a faxina nos espaços que tem que limpar. A quantidade de horas a serem trabalhadas varia de acordo não apenas com o tamanho da casa ou apartamento, mas também com as prioridades que você vai estabelecer logo no começo.

2. Organização é o foco

No final do ano, o tempo de cada um é ainda mais curto, não é mesmo? Então, nada de perder tempo com retrabalho. Antes de partir para a limpeza de fato, coloque tudo no seu devido lugar. Capriche na organização.

Vale a pena aproveitar o final do ano para também separar roupas, objetos e demais itens que serão descartados ou mesmo doados.

3. Comece e termine uma tarefa

O ideal é planejar a sua limpeza de “dentro para fora”, da área dos quartos para o espaço social. Comece a faxina e só mude de cômodo depois de finalizar todas as tarefas.

Agora, se a limpeza for apenas para receber uma visita, comece pelo quarto de hóspedes e prossiga para aqueles espaços que for de uso compartilhado, como a sala.

4. Escolha os produtos corretos

Antes de sair aplicando os produtos de limpeza no piso, paredes e móveis, busque saber qual a melhor indicação. O que poderia ser uma simples limpeza, pode acabar com um piso danificado. E ninguém vai querer essa dor de cabeça faltando semanas para o fim do ano, não é mesmo?

5. Finalize bem

Após a limpeza de cada um dos espaços da sua casa, verifique se não deixou nada com o aspecto de úmido. Use flanelas e panos macios para secar o máximo possível. Ambientes úmidos são excelentes para a proliferação de fungos, mofos e bactérias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *