Dicas de FaxinaLimpeza de escritóriosLimpeza domésticaOrganização da casa

5 dicas para manter seus livros limpos e conservados

Quem gosta de uma prateleira cheia de livros, sabe o quanto é difícil mantê-los sempre limpos e longe da poeira. No post de hoje o Blumpa vai te dar algumas dicas sobre como manter nossos “queridinhos” limpos e conservados.

1 – Pano úmido e álcool em gel

Resultado de imagem para tirando o pó de livros
Para livros comprados em sebo ou livros mais antigos, é importante higieniza-los antes de colocá-los de volta em sua estante. Com um pano úmido de álcool em gel (não deixo-o muito molhado apenas umedeça), passe apenas nas capas dos livros para remover a sujeira, em seguida deixe-o secar no sol, com as páginas abertas. Isso ajuda a tirar o mofo e o cheiro de poeira, em livros mais velhos.

 

2 – Limpeza frequente

Resultado de imagem para tirando o pó de livros

Para que seus livros durem por mais tempo é importante que sempre seja retirado o pó para que não acumulem entre as páginas e com cheiro, além disso é sempre muito importante repetir a limpeza da capa no mínimo 2 vezes ao ano.

 

3 – Insetos e umidade

Resultado de imagem para livros antigos

Para evitar insetos e umidade coloque em sua estante ou prateleira um frasco com sal de cozinha ou cal virgem. É importante que sejam trocados a cada 3 meses.

 

4 – Caixa Organizadora

Resultado de imagem para caixa organizadora
Caso você não tenha muito espaço em sua casa ou estante, o ideal é comprar uma caixa organizadora e dentro dela colocar os livros, isso também evita que ele peguem poeira e manchas.

5 – Acessórios dentro dos livros

Imagem relacionada

Cuidado com marca-páginas, clipes ou qualquer outro tipo de marcador feito de metal, com o tempo eles podem acabar enferrujando e manchando a página do livro. Se possível opte por marcadores de papel ou retire os de metal assim que terminar a leitura do livro.

Ficou difícil? Contrate um profissional especializado em limpeza geral para auxiliá-lo. No Blumpa sempre há um a disposição

 

FONTES: PAUSA PARA UM CAFÉ, A GAZETA

Comentários