DiaristasDicas de FaxinaLimpeza domésticaQualificação profissional

5 dicas para a limpeza de pisos e carpetes

Carpete
Carpete e Aspirador

Por mais bonita que sua casa seja, se seu piso ou seus carpetes estão sujos, a aparência acaba sendo de descuido. Não é fácil manter essas superfícies impecavelmente limpas. Nelas ficam impregnadas as sujeiras que trazemos em nossos calçados, a própria poeira da casa e o inevitável desgaste do tempo. A boa notícia é que existem algumas dicas que podem, sim, facilitar sua vida na hora de remover essas impurezas — e algumas delas são até bem simples, você vai ver.

Quer descobrir como manter seu piso e seus carpetes sempre com a aparência de novos e deixar sua casa muito mais bonita e receptiva? Então trate de ler agora mesmo nosso post e facilite seu trabalho:

Dupla dinâmica: água e detergente neutro

Porcelanatos e outros pisos frios podem ser limpos apenas com água e detergente neutro. Esses produtos embebidos em um pano e somados a um rodo podem resolver todos os seus problemas.

Mas é importante lembrar que todo tipo de material sofre deterioração com o contato excessivo com a água. Portanto, limpe quando necessário, de maneira comedida. Não lave o chão como se fosse um quintal de cimento batido, esfregando com força e rispidez. Seu piso merece seu cuidado, por isso, seja delicado e paciente.

Existem no mercado muitos detergentes neutros específicos para pedras, cerâmicas e porcelanatos. Pesquise em casas especializadas, grandes redes de supermercados, home centers e até pela internet e ache o produto mais adequado para o seu tipo de revestimento. Leia as instruções de uso e deixe seu piso tinindo!

Limão com sal: na margarita e na ferrugem

A melhor maneira de remover manchas de ferrugem feitas por algum objeto metálico é passando um pouco de limão com sal sobre o piso. Coloque a mistura em cima da mancha e deixe fazer efeito por um tempo. Depois é só esfregar. Mas fique atento, essa dica não vale para o mármore, porque pode manchar.

Pisos lisinhos como novos: saponáceo neles

Quem nunca arrastou um móvel e acabou deixando seu rastro pelo chão? Pois bem, os riscos mais superficiais podem sair facilmente com a ajuda de um saponáceo cremoso genérico. Aplique o produto e esfregue um pouco: isso costuma bastar. Mas se os riscos arrancaram parte do esmalte, o diagnóstico pode ser mais grave. E aí não tem outro jeito: só fica lisinho de novo com a troca da peça.

Espuma caseira: renovando seus carpetes

Se você quer cuidar pessoalmente do seu chão, aprenda a fazer seu próprio removedor de manchas. Com o passar do tempo, os tapetes e carpetes costumam ficar manchados, principalmente se você conta com o auxílio luxuoso de animais de estimação, crianças e até de adultos menos cuidadosos.

Por sorte, existe uma solução que você mesmo pode fazer para diminuir ou mesmo resolver o problema. E aqui vai a receita: bata, com ajuda de uma batedeira, um litro de água fria com um quarto de detergente líquido, até criar espuma. Use uma escova macia para esfregar suavemente essa espuma nas fibras do carpete, fazendo movimentos circulares sobre as manchas. Depois é só limpar o produto com um pano úmido e secar com um secador de cabelo.

Vinagre: na salada e na casa toda

O vinagre é um neutralizante e desinfetante natural que pode limpar uma série de superfícies, incluindo os tapetes. Além de limpar, ajuda a eliminar odores desagradáveis. Mantenha um borrifador limpo cheio de vinagre não diluído, usando-o sempre na sujeira. Depois é só deixar secar naturalmente.

Uma casa bonita é essencial para nossa qualidade de vida, e, com o conhecimento certo, conquistar isso dará menos trabalho do que você pensa. Com essas dicas, seu piso e seus carpetes ficarão sempre limpos, refletindo o cuidado com que você cuida deles. Parece bom, não é mesmo?

Então agora que dividimos nossos segredos de limpeza com você, comente aqui e nos conte: quais são as suas técnicas? Tem alguma dica caseira para nos dar e enriquecer nosso repertório? Divida suas receitas conosco!

 

Comentários

Leave a Response