BlumpaDestaqueLimpeza doméstica

Mantendo sua biblioteca em ordem

O Dicas de Faxina traz orientações de como manter sua biblioteca organizada sem grandes sacrifícios

O sonho de consumo de muitas pessoas é uma biblioteca particular impecável. Mas será que essas pessoas já pensaram na responsabilidade e cuidado que isso representa?  Pensando em desmistificar tais questões, o Dicas de Faxina traz alguns cuidados que podemos tomar para preservar e manter os livros de maneira fácil e rápida.

Primeiramente deve-se tomar cuidado com os volumes trazidos para a casa, certificando-se de seu estado e se traz consigo algum hospedeiro indesejado, como no caso das traças. Por isso, antes de inserir um novo livro na estante tome algumas precauções como: limpar o volume, retirar possíveis resíduos e verificar a presença de pragas.

É preciso manter uma certa frequência de limpeza da estante. O ideal é, duas vezes ao ano, realizar uma faxina pesada, retirando todos os títulos, limpando-os individualmente. Isso juntamente com uma limpeza mais leve, que pode ser feita quinzenalmente ou mensalmente, para a retirada do pó da estante e dos livros, nas partes visíveis.

É fundamental para a manutenção dos livros que o manuseio seja feito com mãos limpas, preservando toda a sua vida útil.

Em relação à organização, a ordem dos títulos é pessoal; pode ser feita por classificação alfabética, por gênero, autor, assunto ou classificação etária. O ideal é adequá-la à sua necessidade, mas se você possui um público diversificado de leitores em casa, como crianças, é aconselhável separar alguns volumes em prateleiras mais altas e restritivas. Os que forem das crianças, deixe acessível.

Se ainda assim você acha difícil manter sua estante limpa e organizada, o Dicas de Faxina sugere que você deixe essa missão para os profissionais da Blumpa. Eles vão saber te ajudar nesta missão!

 

Comentários

Leave a Response